Groenlândia: Trump acha possível acordo que deixará EUA e Otan satisfeitos

De toda forma, presidente americano reforçou que precisa da ilha do Ártico

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (20) que acredita que os Estados Unidos e a Otan chegarão a um acordo sobre o futuro da Groenlândia que satisfaça ambos os lados.

"Acho que chegaremos a um acordo que deixará a Otan muito satisfeita e nós também, mas precisamos dela [Groenlândia] para fins de segurança", afirmou ele durante coletiva de imprensa.

Mais cedo, Trump havia dito que "não havia volta" em seu objetivo de controlar a Groenlândia, recusando-se a descartar a possibilidade de tomar a ilha ártica pela força.

Ainda durante a coletiva, ele sugeriu que o povo da Groenlândia apoiaria a aquisição do território pelos EUA, apesar de os groenlandeses terem deixado claro que se opõem à medida.

"Não falei com eles. Quando falar, tenho certeza de que ficarão entusiasmados", disse.

*com informações da Reuters