Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guerra na Ucrânia: entenda os impactos geopolíticos

    Especialistas debatem as consequências do conflito

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    A invasão da Ucrânia pela Rússia provoca mudanças na geopolítica, economia, cultura e nos esportes em todo o mundo.

    O painel especial Guerra na Ucrânia, mediado pelo analista de Internacional da CNN Lourival Sant’Anna, neste sábado (5), trouxe três especialistas para debater os principais aspectos desta guerra: Roberto Abdenur, ex-embaixador do Brasil em Washington; Elena Lazarou, professora de Relações Internacionais na FGV; e David Nemer, professor da Universidade de Virgínia e especialistas em redes digitais.

    Para Roberto Abdenur, a invasão da Ucrânia pela Rússia constitui um fato da maior gravidade no plano internacional. Ele relembrou o conflito ocorrido na Europa nos anos 1990 – nos Balcãs – com a implosão da Iugoslávia, mas destacou que o conflito não ocorreu no centro da Europa.

    “Agora estamos vendo uma reação espontânea, duríssima de toda a Europa, OTAN, Eua, Canadá, Japão e para além das sanções econômicas e culturais; há um repúdio generalizado à essa invasão”, disse.

    Abdenur também comentou sobre a ameaça da utilização de armas nucleares. “A ameaça de recursos a armas nucleares é gravíssima, durante toda a guerra fria existia a ameaça de uma guerra nuclear, felizmente foi evitada mediante negociações. Não digo que Putin está com o dedo no gatilho, mas a simples colocação em estado de alerta máximo das forças nucleares russas é naturalmente uma ameaça não só à Ucrânia, à Europa, mas ao mundo inteiro”, afirmou.

    A professora de Relações Internacionais Elena Lazarou, que atualmente vive em Bruxelas, falou sobre o clima na Europa desde o início da conflito. A especialista destaca o sentimento de “mudança de época”, onde antes se vivia em paz e agora a predominância é de insegurança.

    “Existe uma verdadeira sensação de mudança de época, em Bruxelas a sensação é de que uma época fechou e uma nova época se abre, uma geração de europeus que nasceu, cresceu e vive em uma expectativa de paz, tudo isso agora entra em questão e podemos sentir isso no ar. Também existe uma sensação de grande conflito entre o mundo liberal e o mundo autoritário, um mundo que não conhece a democracia, a liberdade de expressão”, afirmou.

    “Na Europa inteira existe uma sensação de insegurança, mas também de grande solidariedade pelo povo da Ucrânia”, acrescentou Lazarou.

    Professor da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, David Nemer é especialistas em redes digitais e falou sobre as ameaças cibernéticas na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

    “Nas redes sociais há um mapeamento daquilo que a gente vê do sentimento local, o mundo ocidental continua unido junto a Ucrânia, e mostrando essa solidariedade também no mundo digital. O que vem de novidade nessa guerra, infelizmente, é a guerra cibernética, o que hoje chamamos de guerra híbrida, onde não só temos ataques físicos como no ambiente virtual”, disse Nemer.

    Acompanhe a íntegra do debate no vídeo acima.

    Especialistas debatem invasão russa na Ucrânia
    Especialistas debatem invasão russa na Ucrânia / Reprodução/CNN

    Mais Recentes da CNN