Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Podcast CNN Pelo Mundo: Guerras ganham nova dimensão com uso de drones

    Ouça a análise dos principais fatos da semana no noticiário internacional

    Camila Olivoda CNN

    Neste episódio, Américo Martins e Camila Olivo falam sobre a principal arma usada na guerra na Ucrânia pelos dois lados em conflito: os drones. A Rússia viu, na última quarta-feira (30), um dos maiores ataques desse tipo em seu território desde o início da guerra.

    Para o coronel da reserva e mestre em ciências militares, Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, “o uso de drones no conflito está ganhando uma nova dimensão”.

    De acordo com Paulo Roberto Filho, esse tipo de arma é “muito vantajoso para os dois lados” por ser mais barato do que foguetes e mísseis, mas “especialmente para a Ucrânia”, que consegue adaptar dispositivos que inicialmente não tinham essa finalidade.

    Como enviado especial da CNN à Ucrânia, Américo Martins acompanhou um batalhão do exército ucraniano destacado para pilotar os drones. O correspondente afirmou que ficou “muito surpreso com a criatividade deles”, porque chegou a ver drones civis até de madeira sendo usados como arma.

    “Eles não têm os armamentos suficientes nem todos os recursos que gostariam, então apelam para a criatividade, aparentemente com algum sucesso”, destaca Américo Martins.

    Ouça também: as expectativas para a Cúpula de Líderes do G20, na Índia; os impactos do furacão Idália nos Estados Unidos; a publicação de um novo mapa da China; o golpe militar no Gabão e a proibição do uso de abaya nas escolas públicas da França.

    Apresentação: Américo Martins e Camila Olivo
    Produção: Bruna Sales e Rodrigo Tammaro
    Edição: Raphael Henrique