Guinness: aos 112 anos, porto-riquenho se torna homem mais velho do mundo

Já a pessoa mais velha na Terra é Kane Takana, de 118 anos, que mora em uma casa de repouso em Fukuoka, Japão

Emilio exibe placa do Guinness ao lado dos filhos
Emilio exibe placa do Guinness ao lado dos filhos Foto: Guinness

David Williams, da CNN

Ouvir notícia

Um ex-agricultor de cana-de-açúcar em Porto Rico foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, poucas semanas antes de seu 113º aniversário.

Emilio Flores Márquez nasceu em 8 de agosto de 1908, em Carolina, Porto Rico, completando 112 anos e 326 dias na última quarta-feira (30), quando o Guinness World Records anunciou o recorde.

Enquanto crescia, Márquez, o segundo mais velho de 11 filhos, cuidava de muitas tarefas domésticas e ajudava a cuidar dos irmãos mais novos.

Ele também trabalhava na fazenda de cana de seu pai desde criança: regava as plantas e carregava a cana cortada em vagões para transporte, segundo nota do Guinness World Registros.

“Eu era o mais velho dos filhos, então fazia de tudo”, disse Márquez ao Guinness World Records. “Esfreguei, cuidei dos meninos, fiz de tudo.”

Ele continuou a trabalhar na fazenda, “tornando-se finalmente a forma como sustentava sua família”, segundo o Guinness World Records.

Márquez foi casado com Andrea Perez por 75 anos, até sua morte em 2010. O casal teve quatro filhos. Ele também tem cinco netos e cinco bisnetos.

Ele agora mora em Rio Piedras, Porto Rico, com seus dois filhos sobreviventes, Tirsa e “Millito”.

Márquez, que perdeu a maior parte da audição, passou por uma cirurgia para implante de um marca-passo quando tinha 101 anos – mas ele ainda está forte e com boa saúde, disse o comunicado à imprensa.

Conhecido como “Don Millo”, a chave para uma vida feliz de Márquez é “ter amor em abundância e viver a vida sem raiva”.

“Meu pai me criou com amor, amando a todos”, disse a família de Márquez ao Guinness World Records. “Ele sempre disse a mim e aos meus irmãos para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros.”

O homem mais velho ainda vivo reconhecido pelo Guinness World Records era Dumitru Comanescu da Romênia. Ele morreu em 27 de junho de 2020, menos de um mês após o recebimento do registro, com a idade de 111 anos 219 dias.

Após sua morte, o Guinness World Records disse que “recebeu evidências” em apoio a Márquez, que nasceu três meses antes de Comanescu.

A pessoa mais velha na Terra é Kane Takana, de 118 anos, que mora em uma casa de repouso em Fukuoka, Japão. Em março, seu neto disse à CNN que Takana busca o recorde da pessoa mais velha que já viveu, que está nas mãos de Jeanne Louise Calment, uma francesa que morreu aos 122 anos.

*Texto traduzido, clique aqui para ler o conteúdo original

Mais Recentes da CNN