Guitarrista do Queen, astrofísico Brian May ajuda Nasa em missão para capturar asteroide do espaço
Brian May disse estar "imensamente orgulhoso" de auxiliar equipe a trazer a amostra até a Terra através da espaçonave OSIRIS-REx
Brian May provou mais uma vez porque é a realeza do rock. Ele não é apenas o guitarrista do Queen, mas também um astrofísico que recentemente ajudou a Nasa a trazer sua primeira amostra de asteroide à Terra.
May disse estar “imensamente orgulhoso” de fazer parte da equipe que coletou a amostra do asteroide Bennu.
“Olá, pessoal da Nasa, fãs do espaço, aficionados por asteroides. Aqui é Brian May, do Queen, como você provavelmente sabe, mas também estou imensamente orgulhoso de ser um membro da equipe OSIRIS-REx”, disse o músico de 76 anos em um vídeo transmitido pela Nasa TV no domingo (24).
A espaçonave OSIRIS-REx passou pela Terra no domingo, sete anos depois de ter sido lançada ao espaço para coletar amostras do asteroide próximo à Terra, chamado Bennu. Recolheu a amostra do asteroide com mais de 4,5 bilhões de anos em 2020, antes de partir na sua viagem de regresso à Terra, especificamente ao Utah, nos EUA, em 2021.
May desempenhou um papel crucial na missão, criando imagens estereoscópicas a partir dos dados da sonda que permitiram ao líder da missão, Dante Lauretta, e à equipa localizar um local seguro para aterrar e recolher uma amostra.
No clipe, May pediu desculpas por não estar com a equipe naquela importante ocasião.
“Estou ensaiando para uma turnê do Queen, mas meu coração fica com vocês enquanto esta preciosa amostra é recuperada”, explicou ele.
“Feliz dia de retorno da amostra e parabéns a todos que trabalham arduamente nesta missão, especialmente ao meu querido amigo Dante.”
“Deus abençoe a todos”, acrescentou.
Depois de deixar a cápsula de amostra em Utah, a OSIRIS-REx continua suas viagens para estudar um asteroide diferente, chamado Apophis, disse a agência espacial.
Veja também: NASA nomeia diretor para esclarecer mistério de OVNIs