Há 9 anos, os Estados Unidos anunciavam a morte de Osama Bin Laden

Em 2 de maio de 2011, o então líder da Al-Qaeda foi executado no Paquistão

A morte de Osama Bin Laden é capa de jornais nos Estados Unidos no dia seguinte à execução, em 03 de maio de 2011.
A morte de Osama Bin Laden é capa de jornais nos Estados Unidos no dia seguinte à execução, em 03 de maio de 2011. Foto: Mark Wilson/Getty Images

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia
 
Há exatos 9 anos, em 2 de maio de 2011, os Estados Unidos anunciavam a morte do então líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. Ele for executado durante uma operação realizada na cidade de Abbottabad, localizada próxima a Islamabad, capital do Paquistão. 

Na época, a operação foi sigilosa e realizada por uma tropa especializada da Marinha dos EUA. Diversos atentados terroristas –  a exemplo dos ataques de 11 de setembro de 2001 – são atribuídos à Al-Qaeda. 
 
O local onde Bin Laden foi encontrado chamou a atenção por não possuir nem telefone, nem internet. Era grande e significativamente maior do que outras casas da região, avaliado em cerca de US$ 1 milhão.

Al-Qaeda, Osama Bin Laden
Recinto de Osama Bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão, local onde o então líder da Al-Qaeda foi morto em uma operação conduzida pelos EUA.
Foto: Wikimedia Commons

Aproximadamente 24 pessoas moravam na casa, que era rodeada de arame farpado e estava localizada a apenas a cerca de 1,5 km da Academia Militar do Paquistão.
 
As forças americanas recuperaram vários itens do complexo de Bin Laden, incluindo 10 discos rígidos, cinco computadores e mais de 100 dispositivos de armazenamento, como discos, DVDs e pen drives.         

Leia também:
Trump diz à Marinha dos EUA para ‘abater e destruir’ barcos iranianos

Histórico da operação

Em 2007, inteligência dos EUA descobriu o nome de um dos informantes mais confiáveis de Bin Laden. A partir de então, o rastrearam e assim encontraram o até então suposto esconderijo de Bin Laden.

Em março de 2011, o ex-presidente norte-americano Barack Obama liderou a primeira das cinco reuniões do Conselho de Segurança Nacional para discutir a operação para invadir o complexo no Paquistão.
 
E no dia 02 de maio de 2011, Obama dá a ordem: um grupo de 25 soldados da Marinha invade o complexo em Abbottabad, Paquistão. A operação leva 40 minutos no total. Eles chegam do lado de fora do complexo em dois helicópteros.
 
Além de Bin Laden, uma mulher e três homens, incluindo um filho, são mortos. O corpo de Bin Laden é identificado por uma de suas esposas e por um teste de DNA.
 
Osama Bin Laden foi sepultado no Mar Arábico, dentro de 24 horas, de acordo com a lei islâmica.

Mais Recentes da CNN