Hamas dá resposta “positiva” em negociação por acordo de reféns, dizem EUA e Catar
Grupo armado não ofereceu muitos detalhes; resposta foi enviada a Israel
O Hamas deu uma resposta “positiva” nas negociações sobre um acordo para libertação de reféns, mas ofereceu poucos detalhes em uma breve declaração nesta terça-feira (6).
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
A resposta do grupo armado incluiu elementos que não foram oferecidos por Israel, como um “cessar-fogo abrangente e completo” e “o levantamento do cerco à Faixa de Gaza”, assim como a “conclusão de uma troca de prisioneiros”.
“A resposta inclui alguns comentários, mas, em geral, é positiva. No entanto, dada a sensibilidade das circunstâncias, não abordaremos os detalhes”, disse Mohammed bin Abdulrahman Al Thani em coletiva de imprensa ao lado de Blinken, em Doha.
“Estamos otimistas e entregamos a resposta ao partido israelense”, adicionou.
Os Estados Unidos estão revendo a resposta do Hamas “agora”, ressaltou Blinken, acrescentando que discutirá o assunto com o governo israelense nesta quarta-feira (7).
O principal diplomata dos EUA reiterou que a proposta apresentada ao Hamas era “séria” e “que visava não apenas repetir o acordo anterior, mas expandi-lo”.
“Ainda há muito trabalho a fazer, mas continuamos acreditando que um acordo é possível e, de fato, essencial. E continuaremos a trabalhar incansavelmente para alcançá-lo”, pontuou.