Homem é encontrado após passar mais de um mês em região selvagem e nevada do Canadá

Sam Benastick havia saído para uma viagem de acampamento

Jennifer Hauser e Kia Fatahi, da CNN
Sam Benastick foi encontrado em 26 de novembro, após ter sido dado como desaparecido em 19 de outubro em região selvagem do Canadá
Sam Benastick foi encontrado em 26 de novembro, após ter sido dado como desaparecido em 19 de outubro em região selvagem do Canadá  • Royal Canadian Mounted Police
Compartilhar matéria

Em uma manhã de terça-feira comum, dois homens que estavam em uma trilha indo para o trabalho no interior do nordeste da Colúmbia Britânica, no Canadá, avistaram outro homem saindo da natureza.

Eles o reconheceram como sendo Sam Benastick, que havia sido dado como desaparecido há mais de um mês, em 19 de outubro, de acordo com a Polícia Montada Real Canadense (RCMP) das Montanhas Rochosas do Norte.

Benastick foi encontrado em uma estrada de serviço, apoiando-se em duas bengalas e um saco de dormir cortado enrolado em suas pernas para se aquecer.

O homem foi dado como desaparecido após não retornar para casa em 17 de outubro de uma viagem de acampamento de 10 dias no Redfern-Keily Park, relata a CBC News, afiliada da CNN.

Benastick disse à polícia que inicialmente ficou em seu carro por alguns dias antes de caminhar até um riacho perto de uma montanha, onde acampou por mais 10 a 15 dias.

Ele então se foi para o vale e construiu um abrigo em um leito de riacho seco, pontuou a RCMP. Foi de lá que Benastick seguiu para onde os dois trabalhadores o encontraram.

Os homens o levaram para um hospital, onde a polícia o atendeu e confirmou sua identidade, ainda segundo a polícia.

"Encontrar Sam vivo é o melhor resultado absoluto. Depois de todo o tempo em que ele esteve desaparecido, temia-se que esse não fosse o resultado", relatou Madonna Saunderson, da área de comunicação da RCMP.

Reencontro com a família

Os pais e irmão de Benastick ficaram no hotel Buffalo Inn, em Pink Mountain, na Colúmbia Britânica, por mais de 20 dias durante uma extensa busca por seu filho, disse o gerente-geral da pousada, Mike Reid, à CNN.

Reid, que desenvolveu uma conexão com a família, informou que forneceu algumas refeições gratuitas para eles durante a estadia em sua pousada.

"Tenho três filhos e cinco netos. Então sei o que eles estavam passando", ponderou.

Reid manteve contato com a família, que se reuniu no hospital com Benastick. Eles lhe disseram que seu filho quase desmaiou quando foi encontrado pelos dois trabalhadores na estrada e estava se apoiando em dois gravetos porque estava "muito fraco".

“Ele estava em péssimo estado, mas está vivo”, comentou o gerente à CNN.

De acordo com a polícia, várias equipes de busca e resgate estavam procurando por ele, juntamente com os Canadian Rangers e “muitos voluntários locais com amplo conhecimento do interior da área”.

Os Rangers fazem parte das Reservas das Forças Armadas Canadenses (CAF) que trabalham em regiões remotas, isoladas e costeiras do país.

O tio de Benastick, Al Benastick, descreveu seu sobrinho como um ávido homem ao ar livre que estava sofrendo de “congelamento e alguma inalação de fumaça” em uma entrevista à CBC News.

Foi “meio inacreditável” que seu sobrinho tenha sobrevivido, admitiu. “Imagine estar lá fora, com tanto frio, por tanto tempo”, ponderou.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original