Homem é preso em aeroporto dos EUA após ameaçar que ia ao local "atirar"
Polícia encontrou fuzil de assalto AR-15 no veículo dele, que estava estacionado do lado de fora do aeroporto

Um homem foi preso dentro do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), depois que a família dele alertou a polícia de que ele estava armado e se dirigia ao local para "atirar".
Billy Joe Cagle não estava armado quando foi preso, mas a polícia encontrou um "fuzil de assalto AR-15" em seu veículo, que estava estacionado do lado de fora do aeroporto, disseram as autoridades.
Ele enfrenta acusações de ameaças terroristas, tentativa criminosa de cometer agressão agravada, porte de arma de fogo na prática de um crime grave e porte de arma de fogo por criminoso condenado, de acordo com o chefe de polícia de Atlanta, Darin Schierbaum.
O policial chamou o caso de "tragédia evitada".
Não está claro se Cagle, que mora em Cartersville, cerca de uma hora ao norte de Atlanta, tem um advogado. Ele foi condenado por porte de maconha há mais de duas décadas, de acordo com uma busca do Departamento de Correções da Geórgia.
A CNN entrou em contato com a Administração de Segurança dos Transportes e o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta e aguarda retorno.
O FBI, a agência federal de investigações dos EUA, informou que está auxiliando na apuração do caso.
“Este indivíduo tinha uma arma semiautomática e tinha problemas mentais. E quando se juntam essas combinações, o resultado pode ser fatal”, afirmou o prefeito de Atlanta, Andre Dickens, em entrevista coletiva.
A família de Cagle alertou a polícia de Cartersville de que ele estava armado e ele disse em uma transmissão ao vivo nas redes sociais que estava a caminho do aeroporto, revelou Schierbaum.
A polícia de Cartersville então notificou o Departamento de Polícia de Atlanta.
Mas o que as autoridades não sabiam, ainda segundo Schierbaum, é que Cagle já estava no aeroporto, tendo chegado pouco antes das 9h30, no horário local, ao terminal sul.
“Ele parecia muito interessado na área de check-in da TSA, que, como vocês podem ver, estava extremamente lotada”, destacou a autoridade, referindo-se às imagens das câmeras de vigilância.
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, é o aeroporto mais movimentado do mundo, com mais de 108 milhões de passageiros em 2024. Este ano, celebrou seu centenário. Atlanta é a sede da principal operadora americana Delta Air Lines.
"Estamos aqui hoje para informá-los sobre um sucesso e não uma tragédia, porque uma família viu algo e disse algo", celebrou Schierbaum.
A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, escreveu em uma publicação no X que está "grata por este indivíduo ter sido detido pela polícia antes de ferir alguém".
*Alexandra Skores, da CNN, contribuiu para esta reportagem
