Houthis dizem que terão como alvo navios dos EUA

Grupo do Iêmen promete manter ataques no Mar Vermelho após ofensiva liderada pelos americanos

Muhammad Al Gebaly e Hatem Maher, da Reuters, Cairo
Combatentes houthis e apoiadores seguram suas armas durante protesto contra recentes ataques liderados pelos EUA contra alvos houthis, perto de Sanaa  • 14/01/2024 REUTERS/Khaled Abdullah
Compartilhar matéria

O movimento Houthi do Iêmen expandirá seus alvos para incluir navios dos EUA, disse um oficial do grupo aliado do Irã à Al Jazeera nesta segunda-feira (10).

Nasruldeen Amer, porta-voz dos houthis, disse que os Estados Unidos estavam "à beira de perder sua segurança marítima".

As forças Houthi no Iêmen atacaram o navio porta-contêineres M/V Gibraltar Eagle, de propriedade e operado pelos Estados Unidos, com um míssil balístico antinavio, disse o Comando Central dos EUA na segunda-feira (15), embora não tenha havido relatos de feridos ou danos significativos.

O proprietário do navio, Eagle Bulk Shipping, com sede nos EUA, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Os Houthis apoiados pelo Irã, que controlam a maior parte da costa do Mar Vermelho do Iêmen, têm atacado navios comerciais na área que dizem estar ligados a Israel ou com destino a portos israelenses, numa ação que visa apoiar os palestinos na guerra e o Hamas em Gaza.

As forças dos EUA e do Reino Unido responderam na semana passada realizando dezenas de ataques aéreos e marítimos contra alvos Houthi no Iêmen.