Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Imagens de satélite mostram casas, prédios, mercearias e shoppings destruídos em Mariupol

    Imagens foram tiradas nesta quarta-feira às 5h16, no horário de Brasília

    Imagens de satélite Maxar mostram destruição de mercearias e shopping centers no oeste de Mariupol, Ucrânia
    Imagens de satélite Maxar mostram destruição de mercearias e shopping centers no oeste de Mariupol, Ucrânia Satellite image (c) 2022 Maxar Technologies/Getty Images

    Paul P. Murphyda CNN

    Ouvir notícia

    À medida que as nuvens densas que cobrem a cidade de Mariupol, ao sul da Ucrânia, se dissipam, a destruição da invasão russa na cidade começa a ser capturada em novas imagens de satélite da Maxar Technologies.

    Nas imagens, que foram tiradas nesta quarta-feira (9) às 10h16, no horário local (5h16 no horário de Brasília), várias casas, prédios, mercearias e shopping centers foram danificados nos combates.

    Em uma área residencial no centro de Mariupol, várias casas sofreram danos e pelo menos duas foram completamente destruídas. No oeste da cidade, um incêndio parece ter danificado dois supermercados. A 1,6km, o Portcity Shopping Mall, também parece ter sofrido danos significativos com um incêndio.

    Pelas imagens do satélite, não está claro como o fogo começou, mas os prédios foram claramente destruídos pelo fogo. Várias casas no bairro da margem esquerda, localizada no leste de Mariupol, também parecem ter sido danificadas. Telhados inteiros estão faltando em algumas das residências.

    Mais destruição

    Um prédio da administração da cidade e uma universidade em Mariupol podem ter sido alvos do mesmo bombardeio russo que as autoridades ucranianas disseram nesta quarta-feira ter atingido uma maternidade e um hospital infantil . As estruturas ficam a menos de 1km das unidades de saúde atingidas.

    A CNN conseguiu identificar a Universidade Técnica Estadual de Pryazov e o prédio da Administração do Conselho Municipal de Mariupol como o segundo local do suposto ataque militar em Mariupol. Vídeos postados em mídias sociais foram geolocalizados e verificados como autênticos pela CNN. Os vídeos mostram uma destruição significativa no prédio da universidade e do conselho da cidade.

    A explosão nos prédios apontados como sendo da universidade e da prefeitura ocorreu ao mesmo tempo da explosão no hospital infantil e na maternidade.

    Versão ucraniana

    Imagens divulgadas no perfil oficial do Twitter do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia mostram a fachada de um prédio com marcas de explosão. “Hoje, a Rússia bombardeou um hospital infantil e uma maternidade em Mariupol”, acusa o Ministério.

    CNN não conseguiu verificar de forma independente se o hospital estava em operação e se havia pessoas no local.

    Versão da Rússia

    Horas antes do bombardeio condenado pelo governo ucraniano, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, acusou a Ucrânia de estabelecer posições de combate na região do hospital e em outras áreas atingidas.

    Em um pronunciamento, Zakharova disse que “em Mariupol, os batalhões nacionais ucranianos estão expulsando funcionários e pacientes da maternidade, e equiparam posições de combate”.

    A porta-voz russa ainda afirmou que havia “vários vídeos refutando as versões falsas ucranianas, confirmando que os crimes de Kiev contra seus próprios cidadãos são abundantes e estão em domínio público”.

    Mais Recentes da CNN