Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio florestal perto de ex-usina de Chernobyl foi apagado, diz Ucrânia

    Ambientalistas haviam alertado que o incêndio perto do local do pior desastre nuclear da história, ocorrido em 1986, cria um risco de radiação

    Vista aérea de incêndio em floresta perto da antiga usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia
    Vista aérea de incêndio em floresta perto da antiga usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia Foto: Reuters TV - 12.abr.2020/via REUTERS

    Um incêndio enorme que devastou florestas ao redor da antiga usina nuclear de Chernobyl foi apagado, disseram autoridades da Ucrânia nesta terça-feira (14) , dizendo que centenas de agentes de emergência usaram aviões e helicópteros para acabar com as chamas.

    Ambientalistas haviam alertado na segunda-feira (13) que o incêndio perto do local do pior desastre nuclear da história, ocorrido em 1986, cria um risco de radiação.

    Yaroslav Yemelianenko, que organiza visitas a Chernobyl, escreveu no Facebook que a situação era crítica, dizendo que o fogo havia chegado à cidade abandonada de Pripyat, a dois quilômetros de onde “os dejetos radiativos mais ativos de toda a zona de Chernobyl estão localizados”.

    Mas nesta terça-feira as autoridades ucranianas disseram que, embora tenham registrado picos de partículas de césio-137 de curta duração na área de Kiev ao sul da usina, os níveis de radiação continuavam dentro dos limites normais de maneira geral e não exigem medidas de proteção adicionais.

    “Não existe incêndio em andamento”, disse o Ministério do Interior em um comunicado, acrescentando, porém, que havia “uma combustão ligeira no solo da floresta”.

    O presidente Volodymyr Zelenskiy prometeu transparência na questão e se reunirá com o chefe dos serviços de emergência ainda nesta terça-feira. “A sociedade precisa saber a verdade e ficar em segurança”, disse ele em um comunicado na noite de segunda-feira.

    O incêndio, um dos vários ocorridos após um período de clima anormalmente seco, começou em 3 de abril na parte oeste da zona de exclusão e se espalhou para as florestas vizinhas.

    Mais Recentes da CNN

    Mais Recentes da CNN