Incêndios florestais atingem costa oeste dos EUA; milhares deixam suas casas
Califórnia e Nevada são os dois estados mais afetados pelo fogo
Incêndios florestais violentos nos Estados Unidos atingem os estados Califórnia e Nevada, levando à retirada obrigatória de milhares de casas, enquanto os meteorologistas alertam para um calor recorde no Ocidente nos próximos dias.
Existem 14 incêndios florestais ativos atualmente em toda a Califórnia – um deles tão intenso que criou seu próprio padrão climático.
O Line Fire, como foi nomeado, consumiu 20.552 acres até domingo (8), depois de começar na base das montanhas de San Bernardino na quinta-feira (5). O incêndio mais que quadruplicou de tamanho desde a manhã de sábado (7).
As autoridades pediram aos residentes de várias áreas que fugissem enquanto o enorme incêndio lançava chamas vermelhas brilhantes e espessas nuvens de fumaça para o céu. Mais de 1.800 bombeiros estão lutando contra o incêndio florestal, que estava 3% contido na manhã desta segunda-feira (9). O incêndio feriu três pessoas, embora as autoridades não tenham divulgado quaisquer detalhes sobre a extensão dos ferimentos.
Os ventos tempestuosos estão causando “comportamento muito errático” no incêndio e a vegetação está “criticamente seca”, disse a agência de combate aos incêndios no estado no domingo. A fumaça continua a ser um problema para bombeiros e moradores, e as tempestades à tarde têm potencial para causar novas ignições.
“Espera-se que condições quentes e secas misturadas com tempestades desafiem os bombeiros nos próximos dias”, disseram as autoridades.
Line Fire cria seu próprio clima
À medida que queima hectares de terra, o incêndio criou um fenômeno climático com a formação de nuvens pirocúmulos. As nuvens podem criar ventos erráticos que empurram o fogo para fora, espalhando-o ainda mais e desafiando os bombeiros. Se estiverem quente o suficiente, as nuvens podem produzir relâmpagos e chuva, chamados pirocumulonimbus. Eles podem atingir alturas de 50.000 pés e gerar seus próprios sistemas de tempestades.
À medida que as chamas se aproximavam perigosamente, o Departamento do Xerife do Condado de San Bernardino anunciou ordens de retirada obrigatória para cerca de 4.800 casas nas áreas de Running Springs e Arrowbear Lake. Outras centenas foram retiradas nas cidades de Highland, Forest Falls, Mountain Home Village e Angelus Oaks.
“O Line Fire está muito ativo e se espalhando em combustíveis receptivos”, disseram as autoridades. “Existem atualmente 36.328 estruturas ameaçadas, incluindo residências unifamiliares e multifamiliares, edifícios comerciais e outras estruturas menores.”
Emergência declarada em Nevada
No domingo, o Governador de Nevada Joe Lombardo declarou estado de emergência devido ao incêndio, anunciou ele no X.
O incêndio Davis, um incêndio perigoso provocado pelo vento ao sul de Reno, queimou cerca de 6.500 acres, danificou ou destruiu 14 estruturas e não teve qualquer contenção até a noite de domingo.
Autoridades locais relataram que “recursos aéreos pesados e várias agências estão trabalhando para impedir este incêndio florestal causado pelo vento”.
O incêndio causou a retirada de cerca de 14.000 pessoas nas áreas afetadas do condado de Washoe, e mais de 6.000 residentes estão sem energia, detalhou a declaração de emergência.
“Tempestades de vento estão previstas ao longo da semana”, disse uma atualização da Floresta Nacional Humboldt-Toiyabe, acrescentando que os clientes que estão atualmente sem energia devem estar preparados para interrupções prolongadas e aqueles que ainda têm energia “devem estar preparados para potenciais desligamentos”.
Texas inocenta homem após quase 20 anos no corredor da morte