Incêndios na Turquia obrigam centenas de moradores a saírem de casa

Fortes ventos alimentam as chamas no noroeste do país; bombeiros tentam conter foco

Ezgi Erkoyun e Ali Kucukgocmen, da Reuters
Pessoas tentam extinguir incêndio florestal na cidade de Canakkale, na Turquia  • 11/08/2025 REUTERS/Dilara Senkaya
Compartilhar matéria

Bombeiros da Turquia lutam para combater incêndios florestais provocados por fortes ventos no centro da província de Canakkale, no noroeste do país. Segundo autoridades locais, centenas de pessoas foram retiradas de suas casas.

Aviões, helicópteros, veículos e cerca de 700 funcionários estão envolvidos no combate às chamas, disse o governador da cidade, Omer Toraman, em um post no X.

Autoridades isolaram algumas áreas, incluindo um campus universitário, além de áreas militares e residenciais, e pediram aos moradores que evitem viagens desnecessárias para manter as estradas livres para veículos de emergência.

O aeroporto da cidade e o Estreito de Dardanelos, assim como uma parte da rodovia, foram fechados por várias horas nesta segunda-feira (11) e só foram reabertos após o pôr do sol.

Imagens mostraram incêndios consumindo extensões de floresta e uma espessa fumaça subindo ao céu.

Helicópteros retiravam água do Estreito de Dardanelos para apagar o fogo, enquanto veículos da polícia borrifavam água para extinguir as chamas que haviam se espalhado para alguns edifícios residenciais na área.

As temperaturas na região chegaram a 33º Celsius, e o vento atingiu até 66km/h, de acordo com o serviço meteorológico da Turquia.

Cerca de 50 pessoas foram afetadas pela fumaça e foram tratadas em instalações médicas próximas, disse o governador.