Índia investiga se composto de pesticida tem ligação com doença misteriosa

Uma pessoa morreu e centenas foram hospitalizadas no estado indiano de Andhra Pradesh com sintomas como náuseas e vômitos

Equipe do Andhra Hospital, no estado indiano de Andhra Pradesh
Equipe do Andhra Hospital, no estado indiano de Andhra Pradesh Foto: Andhra Hospitals/ Reprodução

Por Jatindra Dash,

da Reuters

Ouvir notícia

As autoridades indianas estão investigando se organoclorados, compostos usados em pesticidas ou no controle de mosquitos, estão por trás da doença misteriosa que causou a morte de uma pessoa e a hospitalização de mais de 400 no estado de Andhra Pradesh nos últimos dias, disse uma autoridade de saúde local nesta terça-feira (8).

A maioria dos hospitalizados sofreram de tonturas, desmaios, dores de cabeça e vômitos. Eles testaram negativo para Covid-19.

Leia também:
Vírus letal encontrado na Bolívia pode ser transmitido entre humanos, diz CDC

Muitas pessoas perderam o olfato com o novo coronavírus. Será que ele volta?

O legislador federal GVL Narasimha Rao, que é do estado, disse no Twitter que havia falado com especialistas médicos do governo e que “a causa mais provável são substâncias organocloradas venenosas”.

“É uma das possibilidades”, disse Geeta Prasadini, diretora de saúde pública do estado de Andhra Pradesh, acrescentando que aguarda relatórios de exames para determinar a causa.

Prasadini  disse que nenhum novo caso sério veio à tona nas últimas 24 horas. Um homem de 45 anos morreu no fim de semana com os sintomas.

Os organoclorados são proibidos ou restringidos em muitos países depois que pesquisas os ligaram ao câncer e outros riscos potenciais à saúde. No entanto, alguns dos poluentes permanecem no meio ambiente por anos e podem causar infecções.

Mais Recentes da CNN