Indígena brasileira participará de Cúpula do Clima organizada pelos EUA

Além do presidente Jair Bolsonaro, a liderança do movimento indígena de Roraima, Sinéia Wapichana, participará do evento nesta quinta-feira (22)

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Além do presidente Jair Bolsonaro, a indígena brasileira Sinéia Wapichana (Sinéia Bezerra do Vale) também participará da Cúpula do Clima neste ano. Ela é uma liderança do movimento indígena de Roraima e deverá discursar durante o evento. 

Atualmente, os Wapichana são uma população total de cerca de 13 mil indivíduos, habitando o interflúvio dos rios Branco e Rupununi, na fronteira entre o Brasil e a Guiana.

Ela representará o Conselho Indígena de Roraima (CIR) no evento. O CIR é uma organização indígena sem fins lucrativos, criada em agosto de 1990, e tem por objetivo a luta pela garantia dos direitos assegurados na Constituição Federal e o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas no estado de Roraima.

No conselho, Sinéia ocupa o cargo de gestora ambiental. A participação dela será no painel “Ação Climática em Todos os Níveis”, previsto para acontecer às 13h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22).

A moderação será feita pelo administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Michael Regan. Além de Sinéia, participarão do painel a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, e outras autoridades.

Segundo a organização da Cúpula, o painel destacará os esforços críticos de atores subnacionais e não-estatais (cidades, estados/regiões e grupos indígenas) que estão contribuindo para a “recuperação verde” e trabalhando em estreita colaboração com os governos nacionais para promover a ambição climática e a resiliência.

O evento começa nesta quinta-feira (22) e, além de Bolsonaro, outros líderes mundiais também discursarão – entre eles, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, entre outros. Para conferir a agenda completa (em inglês) do evento, clique aqui.

Sinéia Wapichana
Foto: Reprodução/Youtube Ipam

 

Mais Recentes da CNN