Inundações e deslizamento de terra matam pelo menos 43 no Nepal
Inundações repentinas e deslizamentos de terra são comuns no Nepal durante a estação das monções, que normalmente vai de meados de junho a setembro de cada ano
Pelo menos 43 pessoas morreram e outras 30 estão desaparecidas após três dias de fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra e enchentes no Nepal, disse a polícia nesta quarta-feira (20).
O porta-voz da polícia, Basanta Kunwar, disse que 24 pessoas ficaram feridas e estão em tratamento em hospitais locais em todo o país.
Chuvas pesadas e persistentes estão atrapalhando os esforços para chegar a um vilarejo no oeste do Nepal, onde 60 pessoas foram ilhadas pelas enchentes por dois dias no vilarejo de Seti, cerca de 350 quilômetros a oeste da capital Kathmandu.
“As equipes de resgate não conseguiram chegar à vila devido ao mau tempo e às chuvas contínuas de ontem. Os esforços de resgate continuam hoje”, disse Kunwar à Reuters.
Os canais de televisão mostraram imagens de plantações de arroz submersas ou arrastadas pela água e rios inundados arrastando pontes, estradas e casas.
Inundações repentinas e deslizamentos de terra são comuns no Nepal durante a estação das monções, que normalmente vai de meados de junho a setembro de cada ano.
As autoridades alertaram sobre mais chuvas nos próximos dias.
Há “chances de chuvas fortes em alguns lugares e neve leve a moderada” nas áreas montanhosas do leste, disse o Departamento de Hidrologia e Meteorologia em uma previsão para os próximos dois dias.