Inundações já deixaram 41 mortos e mais de meio milhão sem luz no Vietnã

Chuvas torrenciais causam alagamentos e deslizamentos no país; agência nacional alertou a população que o cenário continua nesta sexta-feira (21)

Minh Nguyen e Gabriel Goh, da Reuters
O centro e o sul do Vietnã estão atualmente sofrendo com fortes chuvas que causaram devastação generalizada - incluindo inundações e deslizamentos de terra  • Magdalena Chodownik/Anadolu via Getty Images
Compartilhar matéria

Uma onda de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra no centro do Vietnã, desde o fim de semana, já deixou pelo menos 41 pessoas mortas, informou a mídia estatal na quinta-feira (20), com os níveis da água subindo ainda mais em cidades e vilarejos que já estavam alagados.

Nos últimos três dias, as chuvas ultrapassaram os 1.500 mm em diversas partes no centro do país. A região abriga um importante polo de produção de café, além das praias mais populares do país, mas é altamente suscetível a tempestades e inundações.

A emissora local VTV registrou, na quinta-feira, moradores das províncias centrais de Khanh Hoa e Dak Lak saindo das áreas alagadas devido à forte correnteza, com a água chegando à altura dos joelhos em alguns pontos.

Imagens exibidas pela emissora nesta sexta-feira (21) mostraram motoristas e pedestres tentando desviar de estradas danificadas na província de Dak Lak.

Mais de meio milhão de residências e empresas ficaram sem energia elétrica após as redes de distribuição terem sido danificadas pelas enchentes, segundo o governo.

Comerciantes disseram que as águas das cheias estavam prejudicando a colheita de café na região.

A agência nacional de previsão do tempo alertou para a possibilidade de mais enchentes e deslizamentos de terra nesta sexta-feira, com previsão de continuidade das fortes chuvas na região.