Inundações no Kentucky deixam pelo menos oito mortos e centenas de desabrigados
Fortes chuvas têm atingido o estado desde quarta-feira (27), com previsão de novas tempestades nesta sexta-feira (29)

Pelo menos oito pessoas morreram em inundações repentinas no leste do Kentucky (EUA) após fortes chuvas, disse na quinta-feira (28) o governador do estado Andy Beshear - evento que ele classificou como "uma das inundações mais significativas e mortais" da história da comunidade.
"Este é um desastre natural em curso, com mais chuva prevista que pode piorar a situação. O número de mortos subiu dolorosamente para 8", escreveu Beshear nas redes sociais.
O governador disse que funcionários da Guarda Nacional, do Departamento de Pesca e Vida Selvagem, da polícia estadual e das agências locais de gerenciamento de emergências estão respondendo à crise.
Partes do Kentucky receberam mais de 220 milímetros de chuva entre quarta (27) e quinta-feira (28), de acordo com estimativas do Serviço Nacional de Meteorologia e observadores locais.
A chuva no leste do Kentucky sobrecarregou riachos, córregos e solo já saturado de chuvas anteriores, disse o serviço meteorológico. Os avisos de inundação em partes do leste do estado foram estendidos, em alguns casos até a próxima segunda=feira (1/8).
Quantidades adicionais de chuva são esperadas até a noite desta sexta-feira (29). “Estamos observando bem de perto e não vai demorar muito para causar alguns problemas adicionais de inundação”, disse Dustin Jordan, do escritório do serviço meteorológico em Jackson, à CNN.
As chuvas causaram danos incalculáveis a casas na parte central do estado e forçaram alguns moradores a subir nos telhados de suas residênciais para aguardar o resgate, disse o governador em entrevista coletiva.
Belinda Asher, moradora do leste do Kentucky, disse que recebeu um alerta de inundação repentina em seu telefone à 1h15. "Às 2 da manhã, tudo o que eu tinha estava completamente debaixo d'água", disse ela à CNN, acrescentando que 10 a 15 outras famílias na área também perderam tudo.
Asher, que mora com seu marido e três filhos, disse que sua casa de três quartos e sua caminhonete foram levadas pela água na quinta-feira. A família agora está com seu cunhado em uma região próxima. "Eu não tenho nenhum plano, eu não sei, como você começa do zero?", perguntou ela.
O governador disse que o estado vai precisar de muito tempo para se recuperar. "Centenas perderão suas casas, e este será mais um evento (que) levará não meses, mas provavelmente anos, para que muitas famílias se recuperem", disse Beshear.
Na quinta-feira, o governador ativou a Guarda Nacional para ajudar nos resgates e na recuperação e declarou uma emergência para agilizar os recursos, disse ele.
A Guarda identificou pessoas presas nos telhados e estava "fazendo os preparativos para entrar e retirá-las", disse o general adjunto do estado, major-general Hal Lamberton, em entrevista coletiva, sem detalhar onde essas pessoas estavam.
Vídeos de vários locais mostraram a enchente cobrindo estradas e engolindo partes de casas e veículos.
Na pequena cidade de Hindman, um lago se acumulou em áreas de vales, quase cobrindo picapes e invadindo várias casas, em alguns casos chegando quase aos telhados, mostrou um vídeo de drone gravado pelo caçador de tempestades Brandon Clement.

Barbara Wicker estava preocupada com parentes em Hindman, incluindo cinco netos, porque a água havia cercado suas casas, disse ela a Clement em uma entrevista antes do amanhecer.
"Não consigo alcançá-los. Não consigo chegar ao 911 (serviço de emergência). ... Não há ajuda à vista", disse Wicker em Hindman, uma cidade do condado de Knott, a cerca de 200 km de Lexington, segunda maior cidade do estado.
A previsão é que o tempo melhore no fim de semana. "Devemos ver o tempo seco começar a voltar para a área no sábado", disse Jordan, do serviço meteorológico.
Mortes em pelo menos dois municípios
Das pessoas que morreram como resultado das inundações, pelo menos uma morreu no condado de Perry e uma no condado de Knott, disse Beshear na segunda entrevista coletiva. Outra era uma mulher de 81 anos, natural do condado de Perry, disse o governador, sem dizer onde ela morreu.
O escritório do legista do condado de Perry disse que sabia de pelo menos uma morte lá na manhã de quinta-feira – a de uma mulher de 82 anos cujo corpo foi encontrado em Coneva depois que ela foi dada como desaparecida.
As autoridades tiveram que viajar 1 km de barco e caminhar cerca de 2 km a pé para alcançá-la, disse Jeffrey Combs, vice-legista-chefe do condado de Perry. Muitas das estradas do condado são inacessíveis, disse Combs, que não divulgou o nome da vítima.
O juiz do condado de Perry, Scott Alexander, disse à CNN que pelo menos 75% do condado tem danos significativos em estradas e pontes e que várias casas foram danificadas.
Um homem de 76 anos e uma mulher de 60 e 70 anos morreram no condado de Clay depois de serem varridos de suas casas perto da cidade de Manchester, informou escritório do legista. Não está claro se as vítimas faziam parte das oito mortes anunciadas por Beshear.

Não há um número preciso de pessoas desaparecidas. "Há várias pessoas que estão desaparecidas e estou quase certo de que esta é uma situação em que vamos perder algumas delas", afirmou o governador.
Residentes de inúmeros condados que têm familiares desaparecidos foram solicitados pela Polícia Estadual de Kentucky a fornecer o nome e sobrenome de seus familiares desaparecidos, número de telefone, endereços e descrições às autoridades estaduais.
No condado de Floyd, cerca de 80 pessoas foram resgatadas, de acordo com o juiz Robbie Williams. Ele acrescentou que a maioria deles estava na parte oeste do condado, onde choveu entre 150 e 180 milímetros em um período de quatro horas.
"Eu nunca vi tanta água antes", disse Williams. "Quero dizer, simplesmente derramou e nós temos, você sabe, algumas pequenas cidades que estão completamente debaixo d'água." Ele disse que não ouviu falar de nenhuma morte ou que alguém está desaparecido.
Cortes de energia e água
A Guarda Nacional estava mobilizando helicópteros e caminhões para entregar suprimentos e transportar pessoas, e Beshear também declarou uma emergência para ajudar a liberar outros recursos. Trabalhadores do Departamento de Pesca e Vida Selvagem estavam "com barcos, trabalhando para fazer resgates onde fosse seguro para seu pessoal", disse o governador.
Beshear disse à afiliada da CNN WLEX que houve resgates aéreos de 20 a 30 pessoas. Unidades de guarda do Tennessee e da Virgínia Ocidental também estavam enviando helicópteros para ajudar, disse ele.
As áreas de resgate incluíam uma escola no condado de Breathitt, onde alguns funcionários ficaram presos em um prédio, disse Beshear.
Quase 24.000 residências e empresas ficaram sem energia no estado, principalmente no leste, de acordo com o portal PowerOutage.us .
O serviço de água também foi interrompido em partes do leste de Kentucky na quinta-feira, em parte porque os canos estouraram em eventos de inundação e os sistemas precisam ser desligados para reparos, disse Beshear. Caminhões de água estavam sendo enviados para a região, disse ele.
Três parques estaduais estarão disponíveis para abrigar pessoas que perderam suas casas, disse Beshear.
