Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inverno será crucial para definir se guerra irá se prolongar mais, diz professor

    À CNN Rádio, Gunther Rudzit disse que apoio europeu à guerra está enfraquecido devido ao alto preço do gás

    Amanda Garciada CNN

    A Guerra da Ucrânia se estende já há quase 10 meses e, a depender de como o continente europeu irá se comportar diante do inverno, pode se prolongar ainda mais.

    É isso que defende o professor de relações internacionais da ESPM Gunther Rudzit, em entrevista à CNN Rádio.

    Segundo ele, a perspectiva “se tornou muito ruim para a Ucrânia como um todo”, uma vez que a Rússia intensificou os ataques à infraestrutura, como de energia elétrica e fornecimento de gás.

    Gunther avalia que o “apoio à guerra na Europa está se enfraquecendo”, por causa da conta de gás, que está cada vez mais alta, às portas do inverno.

    “Tudo indica que europeus vão sobreviver ao inverno sem blecautes e racionamento, mas o custo está alto e a população passa a questionar apoio.”

    Ao mesmo tempo, ele vê a estação como “crucial”, já que, se o apoio de europeus e mesmo dos Estados Unidos sobreviver ao inverno, “a perspectiva é da guerra se prolongar por muito tempo.”

    O professor acredita que “a saída da guerra será negociada e política, como todas as guerras, mas enquanto não houver aproximação dos objetivos dos dois lados não tem como negociar.”

    *Com produção de Isabel Campos