Irã acusa EUA e Israel de pressionar agência da ONU por inspeções nucleares

Chefe da Organização de Energia Atômica do Irã afirma que Agência Internacional de Energia Atômica não possui protocolo para analisar áreas nucleares que sofreram ataques durante a guerra

Aida Karimi e Mohammed Tawfeeq, da CNN
Compartilhar matéria

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, acusou nesta quarta-feira (26) os Estados Unidos e Israel de pressionarem o órgão de fiscalização nuclear da ONU a inspecionar instalações nucleares iranianas danificadas pela guerra, a fim de avaliar o impacto de ataques militares, segundo a mídia estatal.

"Num momento em que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) não possui tal protocolo e também não está adotando uma posição a respeito, são apenas os Estados Unidos e Israel que estão exercendo pressão para que a Agência vá aos locais danificados e os inspecione", disse Eslami. "A razão para essa pressão é que eles querem ver o que aconteceu com essas instalações como resultado das operações militares que realizaram."

A CNN entrou em contato com a AIEA para solicitar comentários.

Eslami também afirmou que o Irã permanece em uma "situação de guerra" e que as instalações nucleares danificadas ainda não foram preparadas para inspeções.

Ele argumentou que as instalações afetadas por ataques militares estão sujeitas à legislação aprovada pelo parlamento iraniano e disse que a AIEA carece de um protocolo claro que regule inspeções em locais que sofreram ataques.

 

inglês