Irã diz que acordo com EUA ainda não foi finalizado
Donald Trump está reunido com assessores para tomar "decisão final" sobre a guerra

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, afirmou nesta sexta-feira (29) que o regime iraniano está em contato com os Estados Unidos, mas pontuou que um memorando de entendimento ainda não foi finalizado.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse mais cedo nesta sexta que estava reunido com assessores na Sala de Situação da Casa Branca para determinar se aceitaria um acordo com o Irã.
A CNN noticiou na quinta-feira (28) que os negociadores haviam chegado a um acordo provisório para abrir o Estreito de Ormuz e iniciar um período de negociação de 60 dias sobre o programa nuclear iraniano, mas que os termos ainda precisavam da aprovação de Trump.
O presidente americano afirmou nesta sexta que, como parte de qualquer acordo, o Irã "deve concordar que nunca terá uma arma nuclear ou bomba" e que o "Estreito de Ormuz deve ser aberto imediatamente", sem pedágios ou restrições ao tráfego, entre outras estipulações.
Baghai disse à TV estatal iraniana que o futuro do estreito de Ormuz dependerá de Omã e Irã, já que ambas as nações têm um plano para gerenciar a passagem pela hidrovia.
A autoridade iraniana acrescentou que as negociações estão focadas no fim da guerra e que questões nucleares não estão sendo discutidas no momento.

