Irã diz que EUA violaram acordo ao restabelecer sanções sobre petróleo
Irã diz que EUA violaram memorando para encerrar guerra ao restabelecer sanções sobre petróleo

O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou a decisão do Tesouro dos Estados Unidos de revogar a suspensão temporária das sanções às vendas de petróleo iraniano, afirmando que a decisão viola o memorando de Islamabad para encerrar a guerra e responsabilizando Washington pelas consequências.
O ministério afirmou que o Irã tomaria todas as medidas que considerasse necessárias para proteger seus interesses e sua segurança nacional.
Os Estados Unidos revogaram uma licença geral que autorizava a venda de petróleo iraniano, afirmou uma autoridade americana nesta terça-feira (7), alertando que as ações do Irã no Estreito de Ormuz eram “totalmente inaceitáveis” e teriam consequências, após ataques a petroleiros na via de navegação.
Os preços do petróleo subiram mais de 3% após o anúncio.
O representante americano afirmou que os negociadores continuam trabalhando para chegar a um acordo final com o Irã, apesar da recente escalada de tensões.
Em junho deste ano, o governo americano teria firmado um acordo junto à República Islâmica para suspender as sanções impostas em cima da venda de petróleo do país.
A medida, que havia sido imposta em 21 de junho, permitia que o Irã vendesse e entregasse petróleo, sem sofrer sanções, a quase todos os países do mundo, inclusive aos Estados Unidos, até o dia 21 de agosto.
A revogação realizada pelos EUA foi tomada depois que três petroleiros relataram ter sido atingidos por projéteis desconhecidos no Estreito de Ormuz e nas proximidades nos últimos dias, informou a agência UKMTO (Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido), ligada à Marinha britânica, em um relatório. Não houve comentário imediato de Teerã, nem qualquer reivindicação de responsabilidade.


