Irã está "mais fraco do que nunca", diz Netanyahu em mensagem aos iranianos
Primeiro-ministro israelense alertou que “mais está por vir” e que o conflito de Israel não é contra o povo iraniano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou nesta sexta-feira (13) uma mensagem ao povo iraniano. Netanyahu ressaltou a morte dos principais comandantes militares do Irã e afirmou que o regime do país está enfraquecido.
"Nas últimas 24 horas, eliminamos os principais comandantes militares, cientistas nucleares de alto escalão, a instalação de enriquecimento mais importante do regime islâmico e grande parte de seu arsenal de mísseis balísticos. E mais ainda está por vir. O regime não sabe o que o atingiu, nem o que ainda o atingirá", afirmou ele.
"Chegou a hora de o povo iraniano se unir em torno de sua bandeira e de sua herança histórica, levantando-se pela sua liberdade contra um regime maligno e opressor. O regime nunca esteve tão fraco", prosseguiu.
Em vídeo, ele afirmou que a atual campanha militar de Israel, batizada de Operação Leão em Ascensão, tem como objetivo não apenas neutralizar as capacidades nucleares e de mísseis do Irã, mas também apoiar as aspirações da população do país persa por liberdade.
“Esta é uma das maiores operações militares da história”, prosseguiu Netanyahu, destacando que o conflito de Israel é contra o regime islâmico, e não contra o povo iraniano.
“Esta é a sua oportunidade de se levantar e fazer suas vozes serem ouvidas”, afirmou, citando o slogan dos protestos populares: “Mulher, Vida, Liberdade – Zan, Zendegi, Azadi.”
As declarações de Netanyahu ocorreram horas após as forças israelenses lançarem uma série de ataques contra instalações de enriquecimento nuclear e infraestrutura de mísseis do Irã, incluindo o complexo de Natanz.
Netanyahu alertou que “mais está por vir”, sinalizando que a operação continuará até que a ameaça percebida seja eliminada.
Ainda em discurso, o primeiro-ministro israelense disse que o objetivo da operação de Israel é "neutralizar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do regime islâmico contra Israel."
Leia a íntegra da mensagem abaixo:
"Esta noite, quero falar com vocês, o orgulhoso povo do Irã. Estamos no meio de uma das maiores operações militares da história, a Operação Leão em Ascensão. O regime islâmico, que os oprime há quase 50 anos, ameaça destruir o nosso país, o Estado de Israel. O objetivo da operação de Israel é neutralizar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do regime islâmico contra Israel e, ao alcançarmos nosso objetivo, também estamos abrindo caminho para que vocês alcancem o seu: a liberdade.
Nas últimas 24 horas, eliminamos os principais comandantes militares, cientistas nucleares de alto escalão, a instalação de enriquecimento mais importante do regime islâmico e grande parte de seu arsenal de mísseis balísticos. E mais ainda está por vir. O regime não sabe o que o atingiu, nem o que ainda o atingirá.
As nações do Irã e de Israel são amigas desde os tempos de Ciro, o Grande. Chegou a hora de o povo iraniano se unir em torno de sua bandeira e de sua herança histórica, levantando-se pela sua liberdade contra um regime maligno e opressor. O regime nunca esteve tão fraco. Esta é a sua oportunidade de se levantar e fazer suas vozes serem ouvidas: Mulher, Vida, Liberdade – Zan, Zendegi, Azadi.
Como disse ontem e muitas vezes antes, a luta de Israel não é contra vocês, não é contra vocês, o bravo povo do Irã, a quem respeitamos e admiramos. Nossa luta é contra um inimigo comum, um regime assassino que os oprime e os empobrece. Bravo povo do Irã, a sua luz vencerá a escuridão. Eu estou com vocês. O povo de Israel está com vocês."