Irã fecha acordo secreto de 500 milhões de euros com a Rússia, diz jornal
Teerã vai adquirir milhares de mísseis avançados portáteis em entregas programadas até 2029

O Irã fechou um acordo secreto de 500 milhões de euros com a Rússia para adquirir milhares de mísseis avançados disparados do ombro, informou o Financial Times neste domingo (22).
O acordo, assinado em Moscou em dezembro de 2025, compromete a Rússia a entregar 500 unidades de lançamento portáteis “Verba” e 2.500 mísseis “9M336” ao longo de três anos, disse o FT, citando documentos russos vazados vistos pelo jornal e várias pessoas familiarizadas com o acordo.
A Reuters não pôde verificar imediatamente a informação.
Segundo o acordo, as entregas estão programadas em três parcelas, de 2027 a 2029, informou o FT.
O acordo foi negociado entre a exportadora estatal russa de armas Rosoboronexport e o representante em Moscou do MODAFL (Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã), segundo o FT.
Teerã solicitou formalmente os sistemas em julho passado, de acordo com um contrato visto pelo FT. Em junho do ano passado, as forças norte-americanas atacaram os três principais locais nucleares do Irã, quando os Estados Unidos se juntaram à campanha militar de Israel contra o Irã.
O presidente Donald Trump disse que as principais instalações nucleares do Irã foram destruídas no ataque. No entanto, de acordo com uma avaliação preliminar da inteligência norte-americana na época, os ataques aéreos dos EUA não destruíram a capacidade nuclear do Irã e apenas a atrasaram em alguns meses.
Autoridades iranianas afirmaram repetidamente que Teerã se recuperou dos danos sofridos durante a guerra e que suas capacidades estão melhores do que nunca.
A Rússia tem um tratado de parceria estratégica com o Irã, embora não inclua uma cláusula de defesa mútua.


