Irã pede a Conselho de Segurança que reconheça Israel e EUA como agressores

Chanceler iraniano pede que Nações Unidas reconheçam países como "iniciadores da agressão" em seu conflito, o que permitiria que Teerã recebesse uma compensação financeira

Sophie Tanno, da CNN
Reunião do Conselho de Segurança da ONU18/03/2025  • Reuters/Adam Gray
Compartilhar matéria

O ministro das Relações Exteriores do Irã escreveu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para solicitar que reconheça Israel e os EUA como "iniciadores da agressão" em seu conflito, o que permitiria que Teerã recebesse uma compensação financeira.

De acordo com a mídia estatal iraniana, Abbas Araghchi pediu ao Conselho de Segurança que "reconheça os regimes israelense e americano como os iniciadores da agressão e, portanto, reconheça sua responsabilidade", informou a mídia estatal.

O conflito de 12 dias entre Israel e Irã começou no início deste mês, quando Israel lançou um ataque sem precedentes, alegando ter como objetivo impedir que Teerã desenvolvesse uma bomba nuclear.

O Irã insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Israel também atacou as instalações de mísseis do Irã e assassinou várias figuras importantes de sua hierarquia militar, bem como cerca de uma dúzia de cientistas nucleares.

Os EUA então atacaram três importantes instalações nucleares iranianas antes do início de um cessar-fogo. A extensão dos danos ao programa nuclear de Teerã tem sido alvo de intensos debates desde então.

Os EUA têm poder de veto no Conselho de Segurança.