Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iraniano de 20 anos que mede 65 cm é eleito o menor homem vivo com mobilidade

    Afshin Esmaeil Ghaderzadeh entrou para o Guinness World Records

    Afshin Esmaeil Ghaderzadeh usa um terno feito sob medida
    Afshin Esmaeil Ghaderzadeh usa um terno feito sob medida Divulgação/Guinness World Records

    Da CNN

    Aos 20 anos, Afshin Esmaeil Ghaderzadeh foi eleito é o menor homem vivo com mobilidade, com 65,24 centímetros de altura, pelo Guiness World Records.

    O iraniano tem quase sete centímetros a menos que o recordista anterior, o colombiano Edward Niño Hernandez, de 36 anos. Ele é o quarto homem mais baixo já verificado pelo Guinness.

    Afshin nasceu pesando 700 gramas e cresceu até atingir seu peso atual, de quase 6,5 quilos.

    “Só de pensar em fazer parte da família Guinness World Records é um sonho. Às vezes tenho dificuldade de acreditar. É como se você acordasse no dia seguinte e o mundo inteiro soubesse quem você é. Isso é mágico”, disse.

    “Eu gosto da atenção que recebo das pessoas. Isso me faz sentir especial”, declarou.

    Afshin foi descoberto em uma aldeia remota chamada “Shikhler”, localizada no condado de Bukan, na província do Azerbaijão Ocidental, no Irã.

    Ao Guinness, seu pai esclareceu que apesar das dificuldades que enfrenta ele não tem problemas mentais. No entanto, não consegue frequentar a escola, encontrar roupas que condizem com a sua idade, segurar objetos, entre outras coisas.

    Devido a sua estatura, não há nenhum emprego para ele em sua aldeia. O jovem passa a maior parte de seus dias assistindo desenhos animados e navegando nas redes sociais.

    Ele não pode andar sozinho e está sempre acompanhado por um de seus pais. Embora Afshin consiga andar sem assistência, ele às vezes prefere ser carregado.

    “Meu sonho é ser capaz de ajudar meus pais. Embora qualquer coisa de tamanho médio pareça grande ao meu lado, este reconhecimento global pode [ajudar a] realizar meu sonho”, contou Afshin.

    Divulgação/Guinness World Records

    Linha do tempo dos homens mais baixos do mundo desde 2010

    • Abril de 2010: Edward Hernandez foi confirmado pela primeira vez como o menor homem vivo com mobilidade (70,21 cm), após a morte de He Pingping da China (74,6 cm), em março de 2010.
    • Outubro de 2010: Khagendra Thapa Magar (Nepal) confirmado como o menor homem vivo com mobilidade (67,08 cm), ao completar 18 anos. Antes disso, ele era o menor adolescente vivo (masculino).
    • Junho de 2011: Junrey Balawing (Filipinas) confirmado como o menor homem vivo (sem mobilidade) (59,9 cm). Junrey faleceu em 2020; atualmente não há nenhum recordista sem mobilidade.
    • Fevereiro de 2012: Chandra Dangi (Nepal) confirmado como o menor homem vivo (54,6 cm), bem como o menor homem de todos os tempos.
    • Setembro de 2015: Com a morte de Dangi, Magar se tornou novamente o menor homem vivo com mobilidade.

    (Publicado por Marina Toledo, da CNN)