Israel "atacará todas" as instalações nucleares do Irã, diz Netanyahu
Premiê acrescentou que o governo Trump está auxiliando a defesa israelense
Israel “tem o poder de” e “atacará todas as instalações nucleares” no Irã, declarou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Netanyahu não confirmou se havia algum cronograma para a operação israelense contra o Irã.
“Estamos em guerra; não divulgaremos o cronograma. Alcançaremos todos os objetivos, atacaremos todas as instalações nucleares — temos o poder de fazê-lo”,
O premiê afirmou que Israel rompeu o “eixo iraniano”, apontando para o colapso das forças apoiadas pelo Irã na região: o Hezbollah no Líbano e o regime de Assad na Síria.
Netanyahu acrescentou que não esperou por um “sinal verde” dos Estados Unidos, mas disse que o governo Trump estava ajudando Israel com a defesa.
Troca de ataques entre Irã e Israel
A troca de ataques entre Israel e Irã começou na sexta-feira (13) de madrugada, no horário local, quando o governo israelense lançou uma ofensiva direcionada ao centro do programa nuclear iraniano e aos altos líderes militares do país.
Teerã iniciou a retaliação logo em seguida, aumentando novamente os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio.
Ao todo, somando os dois países, mais de 200 pessoas morreram desde o início da troca de ataques.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem que as ofensivas têm como objetivo impedir o desenvolvimento do programa nuclear do Irã, tido por eles como uma ameaça à existência israelense.