Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel construirá conexão de fibra ótica ligando Europa e Ásia

    Cabo de 257 km seguirá percurso de oleoduto, com início no porto mediterrâneo de Ashkelon e indo até Eilat, no norte do Mar Vermelho

    da Reuters

    O governo de Israel anunciou neste domingo (18) que o país construirá um cabo de fibra ótica de 254 km entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, criando uma ligação contínua entre a Europa e os países do Golfo e da Ásia.

    Segundo o Ministério das Finanças israelense, a empresa estatal de energia Europe Asia Pipeline Company (EAPC) construirá o cabo ao longo da rota de um oleoduto que opera no país, com início no porto mediterrâneo de Ashkelon e percurso até Eilat, no norte do Mar Vermelho.

    O projeto, segundo o CEO da EAPC, Itzik Levy, “posicionará Israel como uma ponte terrestre de comunicação conectando os países do Golfo e a Ásia à Europa”.

     

    O cabo principal se conectará a cabos submarinos que chegam à costa de Israel. Ele estará disponível para qualquer empresa de telecomunicações licenciada no país por meio de contrato de arrendamento de 25 anos, disse o Ministério.

    A EAPC oferece seu oleoduto como alternativa ao Canal de Suez.

    Grupos ambientais há muito o consideram perigoso e questionam o histórico de segurança da empresa. Em 2014, um rompimento do oleoduto inundou uma reserva natural do deserto com 5 milhões de litros de petróleo.

    O ministério disse que a implantação do cabo de fibra ótica ao longo da rota do oleoduto ajudará a monitorar quaisquer mudanças no terreno e detectar possíveis vazamentos.