Israel diz estar preparado para voltar à luta se Hamas ficar no poder

Porta-voz militar afirmou que país não conseguirá "conviver com o controle" do grupo palestino em Gaza

Tamar Michaelis e Catherine Nicholls, da CNN
Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza
Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza  • 8 de maio de 2024 Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Compartilhar matéria

O Exército de Israel está "bem preparado para retornar ao combate" e lutar contra o Hamas se o grupo radical mantiver o controle da Faixa de Gaza após o fim da guerra, de acordo com Effie Defrin, porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel).

Defrin avaliou que o Hamas de hoje "não é o Hamas de dois anos atrás", acrescentando que o grupo "foi derrotado em todos os lugares onde o combatemos", tanto "militarmente quanto em termos de governo".

O plano de cessar-fogo de 20 pontos acordado entre Israel e o Hamas define que um governo de transição deve governar Gaza até que a Autoridade Palestina conclua seu "programa de reformas" e "possa retomar o controle de Gaza de forma segura e eficaz".

Se o Hamas conseguisse, de alguma forma, obter o controle de Gaza, apesar dessa parte da proposta, o Exército israelense teria que agir, segundo o porta-vozDefrin.

"Não seremos capazes de conviver com o controle da Faixa de Gaza pelo Hamas 'no dia seguinte'", destacou.

“Se isso for alcançado por meio de negociações, será suficiente. Caso contrário, saberemos como voltar e lutar sempre que necessário”, pontuou.

As FDI estão “bem preparadas para retornar ao combate, lutar contra o Hamas e derrotar suas capacidades governamentais. Eles não voltarão a controlar a Faixa de Gaza”, enfatizou.