Israel diz ter destruído cadeia de comando do Hezbollah; impacto é incerto
Grupo libanês é estruturado para substituir rapidamente líderes mortos em ataques
Os militares israelenses alegaram que a cadeia de comando do grupo “foi quase completamente desmantelada” depois de terem matado uma série de pessoas que dizem serem altos funcionários da organização esta semana.
Contudo, a cadeia de comando não é conhecida publicamente e a CNN não pode verificar de forma independente as afirmações de Israel.
“O Hezbollah sofreu o maior golpe na sua infraestrutura militar desde a sua criação. Além de perder depósitos e instalações de armas, o grupo perdeu a maioria dos seus comandantes superiores e a sua rede de comunicações está quebrada”, disse Hanin Ghaddar, investigador sênior do Instituto de Washington e autor de “Hezbollahland”.
Apesar das perdas, o grupo ainda mantém comandantes qualificados e muitos dos seus recursos mais poderosos, incluindo mísseis guiados com precisão e mísseis de longo alcance que podem infligir danos significativos à infraestrutura militar e civil de Israel, disse Ghaddar. A maioria desses mísseis ainda não foi implantada.
Desde que Israel intensificou a sua campanha, o desempenho militar do Hezbollah “provou que foi capaz de absorver esse choque e de se recuperar, e já há dias que ataca duramente o norte de Israel”, disse Amal Saad, especialista do Hezbollah e conferencista em política e relações internacionais na Universidade de Cardiff, no País de Gales.
Na quarta-feira, Israel interceptou um míssil balístico disparado pelo Hezbollah perto de Tel Aviv, um ataque sem precedentes que atingiu profundamente o coração comercial do país. O Hezbollah disse que tinha como alvo a sede da agência de inteligência de Israel.