Israel lançou "guerra cibernética generalizada" contra Irã, diz agência

Medidas foram tomadas contra a estrutura digital do país para interromper prestação de serviços aos cidadãos

CNN
A imagem apresenta um hacker utilizando um notebook
Ilustração de hacker utilizando um notebook  • Créditos: Freepik
Compartilhar matéria

O Comando de Segurança Cibernética do Irã disse que Israel lançou "uma guerra cibernética generalizada contra a infraestrutura digital do país para interromper o processo de prestação de serviços aos cidadãos" nesta terça-feira (17), informou a agência de notícias estatal iraniana IRIB.

Medidas foram tomadas para conter o ataque de Israel, realizado mais cedo nesta terça, segundo a notícia. "Muitos desses ataques foram repelidos com sucesso", informou o Comando de Segurança.

As medidas foram tomadas para impedir que Israel acesse as camadas cibernéticas e impeça o Irã de continuar a usar a infraestrutura para realizar operações cibernéticas e militares, acrescentou a estatal iraniana.

Anteriormente, a agência de notícias estatal Fars noticiou que um ataque cibernético interrompeu alguns serviços do Banco Sepah do Irã.

Uma organização de hackers ligada a Israel assumiu a responsabilidade pelo ataque, afirmando que ele havia "destruído todos os dados do Banco Sepah".

Troca de ataques entre Irã e Israel

A troca de ataques entre Israel e Irã começou na sexta-feira (13) de madrugada, no horário local, quando o governo israelense lançou uma ofensiva direcionada ao centro do programa nuclear iraniano e aos líderes militares de alto escalão do país.

Teerã iniciou a retaliação logo em seguida, aumentando novamente os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio. Ao todo, somando os dois países, mais de 200 pessoas morreram desde o início da troca de ataques.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem que os ataques têm como objetivo impedir o desenvolvimento do programa nuclear do Irã, tido por eles como uma ameaça à existência israelense.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original