Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel não tem capacidade para guerra em grande escala sem apoio do Ocidente, diz especialista

    Diretora da fundação de investigação Centro Carnegie do Oriente Médio afirmou que o contínuo suprimento de armas pelos EUA seria necessário, além do apoio de outras potências

    Movimentação de militares do Exército de Israel em contraofensiva contra o grupo islâmico Hamas
    Movimentação de militares do Exército de Israel em contraofensiva contra o grupo islâmico Hamas Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images

    Elizabeth Wolfeda CNN

    Israel precisaria de um apoio significativo dos aliados ocidentais para entrar numa guerra total no Oriente Médio, de acordo com Maha Yahya, diretora da fundação de investigação Centro Carnegie do Oriente Médio (Carnegie Middle East Center, em inglês).

    “Israel não tem capacidade para uma guerra total a longo prazo sem apoio externo. Seria necessário o compromisso dos Estados Unidos para continuar a fornecer armas. Depende dos Estados Unidos e de outras potências ocidentais numa série de frentes militares”, disse ela a John Vause, da CNN.

    Os apelos feitos pelos aliados ocidentais de Israel para que exercesse contenção na sequência do ataque do Irã no fim de semana passado provavelmente desempenharam um grande papel nos cálculos das autoridades israelenses sobre a força da retaliação, acrescentou ela.

    “Ficou claro que havia uma tremenda pressão [internacional] sobre Israel para não agravar ainda mais as coisas.”

    Os EUA, o Reino Unido e a França ajudaram Israel a combater mísseis e drones iranianos durante o ataque do fim de semana passado.

    Os militares de Israel afirmaram que “99%” dos projéteis disparados pelo Irã foram interceptados por Israel e pelos seus parceiros, com apenas “um pequeno número” de mísseis balísticos atingindo Israel.

    Veja também: Ataque de Israel no Irã não atingiu instalações nucleares, dizem EUA

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original