Israel tem mais objetivos a conquistar, diz Netanyahu após cessar-fogo

Premiê afirmou que pausa nos combates entrou em vigor “em plena coordenação com Israel” e que seu país não foi pego de surpresa

Tal Shalev, Dana Karni e Michael Rios, da CNN
Compartilhar matéria

Israel tem mais objetivos a conquistar contra o Irã e pretende alcançá-los por meio de um acordo ou da retomada dos combates, afirmou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em um discurso nesta quarta-feira (8).

“Estamos preparados para retornar ao combate a qualquer momento necessário. Estamos prontos para a ação”, alertou o premiê após os Estados Unidos e o Irã concordarem, em princípio, com um cessar-fogo de duas semanas, do qual Israel também faz parte.

Netanyahu afirmou que a pausa nos combates entrou em vigor “em plena coordenação com Israel” e que seu país não foi pego de surpresa.

O primeiro-ministro insistiu que a medida não significa o fim da campanha contra o Irã.

“Esta é uma preparação para alcançarmos todos os nossos objetivos. O Irã entra nessas negociações derrotado, mais fraco do que nunca”, pontuou, alegando que Israel destruiu a indústria militar iraniana e que removerá o urânio enriquecido do país – seja por meio de um acordo ou pela retomada dos combates.

Ele destacou ainda que o cessar-fogo não inclui os ataques contra o Hezbollah no Líbano.

"Continuamos a atacar com força. O Hezbollah sofreu o ataque mais severo hoje desde a operação dos pagers”, advertiu Netanyahu, referindo-se a um ataque israelense em setembro de 2024 com milhares de pagers que eram usados pelo grupo libanês.

O premiê fez essas declarações antes de uma reunião do gabinete de segurança que ele convocará para discutir o cessar-fogo.