Israel vai suspender entrega de ajuda a Gaza, diz mídia israelense
Exército lançou ataques aéreos contra alvos no sul de Gaza neste domingo (19) depois de acusar o Hamas de violar cessar-fogo
Israel suspenderá a entrega de ajuda a Gaza até novo aviso, informaram vários meios de comunicação israelenses no domingo (19), depois que o governo acusou o Hamas de violar um acordo de cessar-fogo.
O exército de Israel afirmou ter lançado ataques aéreos e fogo de artilharia contra alvos no sul de Gaza neste domingo (19).
O exército israelense afirmou em um comunicado que as ofensivas tiveram como alvo militantes na área de Rafah, que abriram fogo contra seus soldados. Túneis e prédios militares foram destruídos.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel retaliaria com força aos ataques do grupo Hamas contra seus soldados.
O braço armado do Hamas disse, também em um comunicado, que continua comprometido com o acordo de cessar-fogo em toda a Faixa de Gaza, acrescentando que não tinha conhecimento dos confrontos em Rafah e que não mantinha contato com grupos locais desde março.
"Afirmamos nosso total comprometimento com a implementação de todos os acordos, principalmente o cessar-fogo em todas as áreas da Faixa de Gaza", disseram as Brigadas Al-Qassam.
Testemunhas palestinas relataram à agência de notícias Reuters, separadamente neste domingo (19), sobre explosões e tiros em Rafah, disparos de tanques na cidade de Abassan, no sul, perto de Khan Younis, um ataque aéreo na cidade central de Zawayda e explosões na cidade central de Deir Al-Balah, que mataram pelo menos cinco pessoas, segundo médicos do Hospital Al-Aqsa.
Testemunhas em Khan Younis ouviram uma onda de ataques aéreos lançados contra Rafah no início da tarde deste domingo.