Itamaraty confirma que ativista detido por Israel retornará ao Brasil

Ministério das Relações Exteriores afirmou que Thiago Ávila chegou em aeroporto de Tel Aviv após Israel interceptar navio de ajuda humanitária com destino a Gaza

Da CNN
Compartilhar matéria

O Itamaraty confirmou em uma publicação no X, nesta segunda-feira (9), que o ativista brasileiro Thiago Ávila chegou ao aeroporto de Tel Aviv, onde retornará ao Brasil.

"A Secretária-Geral confirmou a chegada de Thiago Ávila ao aeroporto de Tel Aviv, de onde retornará ao Brasil. Assegurou a presença de funcionários da Embaixada do Brasil no aeroporto para garantir que o brasileiro receba tratamento digno e tenha seus direitos observados", afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

Ele e outras pessoas, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg, estavam em um navio de ajuda humanitária a caminho da Faixa de Gaza. O grupo foi detido no final de semana.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que assim que as pessoas da embarcação chegassem ao porto de Ashdod, seria iniciado o processo para enviá-las de volta aos seus países de origem.

O ministério israelense havia publicado fotos no X de Greta Thunberg e Thiago Ávila no porto de Ashdod. A pasta afirmou que eles e as outras pessoas que estavam no barco a caminho da Faixa de Gaza estavam passando por exames médicos.

Em um vídeo compartilhado pela Coalizão da Flotilha da Liberdade, uma organização voltada a prestar ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, é possível ver as pessoas dentro do barco com as mãos para cima, enquanto são abordadas pela Marinha israelense.

Outras imagens divulgadas pelo Ministério de Relações Exteriores de Israel, mostram sanduíches e garrafas de água sendo entregues aos ativistas.

Saiba quem estava na embarcação nesta matéria.

Itamaraty confirma que ativista detido por Israel retornará ao Brasil | CNN Brasil