Itamaraty pede moderação em conversa com Venezuela e Guiana

Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, diz que está "tudo dentro da normalidade" na fronteira

Caio Junqueira, da CNN
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acena para apoiadores durante referendo sobre disputa territorial com Guiana  • 03/12/2023 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Compartilhar matéria

O Itamaraty dialoga com a Guiana e Venezuela a necessidade de moderação para evitar a escalada de tensão na fronteira após um referendo na Venezuela aprovar medidas para a anexação da região de Essequibo, que ocupa dois terços do território da Guiana.

Diplomatas brasileiros já entraram em ação e dialogam com os dois lados para que a tensão não evolua para um conflito armado. Há especial preocupação com a retórica do discurso de Nicolas Maduro.

O estágio atual, porém, ainda não indica uma mediação brasileira, que segundo fontes do Palácio do Planalto só ocorrerá se houver uma demanda dos dois países. A fase atual, nesse sentido, é de diálogo.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à CNN na manhã desta segunda-feira não haver ainda nenhuma movimentação suspeita no lado brasileiro.

“Está até agora tudo dentro da normalidade”, afirmou.

A informação é a mesma no Exército brasileiro, que antecipou uma movimentação de tropas para a região em razão do referendo.