Itamaraty transfere embaixada da Ucrânia para a Moldova

Posto consular em Lviv, na Ucrãnia, segue em funcionamento

Douglas Porto e Elizabeth Matravolgyi, da CNN, em São Paulo
Prédio da embaixada do Brasil em Kiev, Ucrânia  • Reprodução/Embaixada do Brasil em Kiev
Compartilhar matéria

O Ministério das Relações Exteriores transferiu temporariamente, nesta sexta-feira (4), a Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, para Chisinau, na Moldova.  O embaixador brasileiro Norton de Andrade Mello Rapesta já acumulava a função para ambos os países.

Segundo a pasta, a medida aconteceu "com o objetivo de expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros ao deixar o território ucraniano."

Os brasileiros que estão em Kiev podem continuar a procurar os funcionários na embaixada. As entidades na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia também estão operando com núcleos de apoio.

O posto de atendimento consular na cidade ucraniana de Lviv, que continua em funcionamento, bem como a força-tarefa do órgão para apoio a cidadãos brasileiros na zona de conflito serão coordenados pelo embaixador brasileiro em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, Lineu Pupo de Paula, que foi temporariamente deslocado.

Em casos de emergência, o plantão do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610.