Jato com oito pessoas a bordo cai em aeroporto no Maine, nos EUA
Segundo a Administração Federal de Aviação, aeronave caiu durante a decolagem; região enfrenta forte nevasca

Um jato particular com oito pessoas a bordo caiu durante a decolagem em Bangor, Maine, na noite deste domingo (25), segundo a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA, na sigla em ingês).
A extensão dos ferimentos ainda não foi divulgada, segundo uma fonte a par do incidente que falou à CNN. A aeronave é um jato executivo Bombardier Challenger 650.
O aeroporto informou à CNN, em comunicado, que equipes de emergência responderam a um incidente por volta das 19h45, horário local (21h45, em Brasília).
"As equipes de resgate ainda estão no local e devem continuar trabalhando ativamente por mais algumas horas antes que qualquer informação adicional esteja disponível", disseram a cidade de Bangor e o Aeroporto Internacional de Bangor em um comunicado, acrescentando que um centro de operações de emergência foi estabelecido.
O aeroporto permaneceu fechado durante a noite de domingo.
A FAA e o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) investigarão o acidente, de acordo com um comunicado da agência.
O acidente ocorre em meio a uma forte nevasca que atinge o nordeste dos Estados Unidos. As temperaturas estão bem abaixo de zero no Maine, e a neve fraca causa visibilidade muito baixa.
A aeronave está registrada em nome de uma empresa de responsabilidade limitada em Houston, de acordo com registros federais.
Minutos antes do acidente, controladores e pilotos do Aeroporto de Bangor podem ser ouvidos conversando sobre baixa visibilidade e degelo, embora não esteja imediatamente claro quem está falando com quem, segundo áudio obtido do LiveATC.net.
Um controlador autoriza o piloto a decolar da pista 33 de Bangor. Quase dois minutos depois, um controlador anuncia em voz alta pelo rádio: “Todo o tráfego aéreo está parado! Todo o tráfego aéreo está parado!”
Momentos depois, outro funcionário é ouvido dizendo: “Aeronave capotada. Temos uma aeronave de passageiros capotada”. O aeroporto então é fechado e veículos de emergência são autorizados a circular na pista.
Um controlador afirma posteriormente que há “três tripulantes e possivelmente cinco passageiros” a bordo.
Voos cancelados pela neve
Mais de 17 mil voos foram cancelados nos EUA desde sábado (24), enquanto uma intensa tempestade de inverno varreu o leste do país, começando na base das Montanhas Rochosas e seguindo em direção à costa leste.
Com mais de 10.800 cancelamentos de voos registrados até as 14h20 (horário da costa leste americana), segundo o FlightAware, este domingo (25) é o pior dia para viagens aéreas em cinco anos.
O volume fica atrás apenas do dia 30 de março de 2020, que registrou 12.143 cancelamentos durante os primeiros dias de paralisação da pandemia de Covid, segundo a empresa de análise de aviação Cirium.
Mais de 4.100 voos foram cancelados no sábado, conforme a tempestade ganhava força, e outros 2.200 já foram cancelados para segunda-feira (26) — um número que deve continuar subindo.
Em atualização*



