Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Joe Biden viajará para o Reino Unido e Irlanda nesta semana

    Casa Branca anunciou que viagem do presidente dos EUA começará em Belfast, na Irlanda do Norte, na terça-feira (11)

    Nikki Carvajalda CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que viajará para o Reino Unido e para a Irlanda nesta semana.

    Biden viajará primeiro para Belfast, na Irlanda do Norte, na terça-feira (11), para marcar o 25º aniversário do acordo da Sexta-Feira Santa, antes de viajar para a Irlanda, onde “discutirá a estreita cooperação em toda a gama de desafios globais compartilhados”, segundo anunciou a Casa Branca.

    “Ele também terá vários compromissos, inclusive em Dublin, County Louth e County Mayo, onde fará um discurso celebrando os laços profundos e históricos que unem nossos países e povos”, disse a Casa Branca em um comunicado.

    Biden havia dito no início de março que pretendia visitar a Irlanda do Norte para marcar o próximo aniversário do acordo da Sexta-Feira Santa, que os Estados Unidos ajudaram a negociar para acabar com décadas de violência sectária.

    Uma visita presidencial à Irlanda do Norte para marcar o aniversário do acordo foi, por muito tempo, objeto de especulação. O último presidente dos EUA a visitar Belfast foi Barack Obama, em 2013.

    “Estou encantado com a visita do presidente Biden à Irlanda. Será um privilégio e um momento especial recebê-lo de volta como presidente dos Estados Unidos”, disse Varadkar em comunicado.

    Separadamente, a Casa Branca disse também que o rei Charles III estendeu um convite a Biden para ir ao Reino Unido para uma visita oficial de estado, e que o presidente norte-americano aceitou.

    A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, não forneceu detalhes sobre a data da visita de Estado, mas sugeriu que ela ocorreria em um “futuro próximo”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original