Jogador de futebol afegão morreu caindo de avião norte-americano

Um total de 12 pessoas foram mortas dentro e ao redor do Aeroporto Internacional Hamid Karzai desde que o Talibã assumiu o controle da capital

Jaide Garcia, da CNN
Soldados dos EUA isolam pista do aeroporto da Cabul, no Afeganistão
Compartilhar matéria

Um adolescente da seleção de base de futebol do Afeganistão foi uma das vítimas que caiu do avião militar americano C-17 na segunda-feira (16), confirmou a Diretoria Geral de Corpo e Esportes do Afeganistão em um comunicado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira.

"Com grande pesar e tristeza, obtivemos a informação de que Zaki Anwari, um dos jovens jogadores da seleção nacional, perdeu a vida em um terrível incidente", disse o comunicado.

O post continuava dizendo que o jovem Anwari estava "se esforçando para deixar o país como centenas de outros jovens de seu país. Ele caiu do avião militar dos Estados Unidos e perdeu a vida".

Um dia depois que o Talibã assumiu o controle da capital do Afeganistão, Cabul, no domingo, centenas de pessoas fugiram para a pista do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul na segunda-feira, desesperadas para encontrar uma maneira de evacuar o país.

Enquanto a aeronave C-17 taxiava para a pista, várias pessoas se agarraram ao trem de pouso enquanto a aeronave ganhava velocidade. O vídeo surgiu logo após mostrar um C-17 subindo sobre Cabul e pelo menos dois corpos caindo da aeronave.

A declaração da Diretoria Geral de Corpo e Esportes do Afeganistão disse que Anwari estava entre "vários outros compatriotas que caíram no chão enquanto voavam" em busca de um "futuro melhor na América".

"Eles morreram e foram martirizados", dizia o post, "que sua alma descanse em paz e sua memória seja lembrada.

"A postagem incluía orações para que Anwari "recebesse uma posição elevada no céu e orasse a Deus para que conceda paciência para sua família, amigos e companheiros de esporte".

Um total de 12 pessoas foram mortas dentro e ao redor do Aeroporto Internacional Hamid Karzai desde que o Talibã assumiu o controle da capital no domingo, informou a Reuters na quinta-feira, citando fontes da Otan e oficiais do Talibã.

 

(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)