Jordânia condena ataque de Israel contra território do Catar

Fontes ouvidas pela CNN alegam que forças israelenses atacam alvos do Hamas no país árabe

Catherine Nicholls e Zeena Saifi, da CNN
Compartilhar matéria

A Jordânia condenou o ataque israelense a Doha como uma "violação flagrante do direito internacional", prometendo apoiar o Catar caso este decida responder à violência, disse seu ministro das Relações Exteriores em uma publicação no X.

"Estamos com nossos irmãos no Catar e expressamos nossa absoluta solidariedade a eles em quaisquer medidas que tomem contra esta agressão e para proteger sua segurança, estabilidade e soberania", disse Ayman Safadi.

"Israel continuará com sua agressão, suas guerras brutais, suas violações do direito internacional e sua ameaça à paz e à segurança regional e internacional, a menos que a comunidade internacional, especialmente o Conselho de Segurança, tome as medidas necessárias para dissuadi-lo e conter sua agressão", continuou o ministro.

Ataque israelense no Catar

Israel realizou um ataque contra a liderança do grupo palestino Hamas em Doha, capital do Catar, nesta terça-feira (9) disse uma fonte israelense à CNN, após uma explosão ser ouvida na capital do Catar.

A fonte não informou quem foi o alvo, mas os líderes do grupo usam a cidade como quartel-general fora de Gaza há anos.

Logo após a explosão, as IDF (Forças de Defesa de Israel) emitiram um comunicado na rede social X, informando que haviam atingido “a alta liderança” do Hamas com “um ataque preciso” em uma operação conjunta com a agência de segurança Shin Bet.

O comunicado não especificou onde a operação foi realizada, mas sugeriu que foi fora de Gaza.