Juiz impede que Trump retire proteções contra deportação de venezuelanos

Republicano removeu benefício concedido pelo ex-presidente Joe Biden

Luc Cohen, da Reuters, Nova York
Guardas prisionais salvadorenhos escoltam supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e da gangue MS-13 deportados pelo governo dos EUA em Tecoluca, El Salvador March 31, 2025.  • Secretaria de Imprensa da Presidência/ Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

Um juiz americano determinou nesta segunda-feira (31) que o governo Trump não pode retirar proteções contra a deportação de alguns imigrantes venezuelanos.

Em um processo movido pela National TPS Alliance, grupo que defende imigrantes, o juiz distrital Edward Chen, em São Francisco, pausou a decisão da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, de remover o status de proteção temporária (TPS) a centenas de milhares de venezuelanos.

O grupo TPS está disponível para pessoas cujo país de origem tenha passado por um desastre natural, conflito armado ou outro evento extraordinário.

Em 2021, a administração do então presidente Joe Biden concedeu pela primeira vez o TPS aos venezuelanos, citando os altos níveis de criminalidade na Venezuela relacionados à instabilidade política e econômica sob o comando do ditador Nicolás Maduro.

A decisão de acabar com o TPS para os venezuelanos é parte da campanha mais ampla do presidente republicano Donald Trump para reprimir a imigração e os programas humanitários que, segundo ele, vão além da intenção da legislação americana.