Kremlin diz que foguetes americanos causaram a morte de civis no sul da Rússia

Governo de Vladimir Putin afirma que os EUA são responsáveis pela morte de "mulheres e crianças" na região de Belgorod

Dmitry Antonov, Guy Faulconbridge, da Reuters, São Petesburgo
Ucrânia afirma ter atingido lança mísseis da Rússia com armas doadas pelo ocidente  • Facebook de Iryna Vereshchuk via CNN Newsource
Compartilhar matéria

O Kremlin alegou nesta sexta-feira (7) que a Ucrânia usou foguetes fornecidos pelos EUA que levaram à morte de mulheres e crianças em uma região do sul da Rússia, e disse que a culpa era de Washington.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que as mortes ocorreram na semana passada na região de Belgorod, depois que a Casa Branca concordou em deixar a Ucrânia disparar armas fornecidas pelos EUA em território russo para a defesa da região ucraniana de Kharkiv.

Ela disse que as declarações de Washington dando luz verde para tais ataques equivaliam a "uma confissão... pelo assassinato de crianças e mulheres na região de Belgorod".

"Fragmentos de HIMARS (foguetes) servirão como prova direta", disse ela aos repórteres.

A Reuters não conseguiu verificar a afirmação de forma independente e não houve comentários imediatos da Ucrânia ou dos Estados Unidos.

Zakharova não apresentou imagens de nenhum fragmento de foguete. Ela também não disse quantas pessoas foram mortas no suposto incidente.