Leão XIV é "muito atencioso e ponderado", diz correspondente da CNN
Jornalista da CNN Internacional no Vaticano elogia postura do novo papa que conheceu na época em que ainda era cardeal
Christopher Lamb, correspondente da CNN Internacional no Vaticano, disse que, ao conhecer o papa Leão XIV, na época em que ainda era cardeal, se deparou com "uma pessoa muito atenciosa e muito ponderada".
"Achei que hoje ele pareceu, sabe, radiante, de certa forma, e que recebeu a graça do ofício", disse Lamb, logo após o novo papa fazer o primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro nesta quinta-feira (8).
Lamb disse que Leão XIV pareceu pensar cuidadosamente nas palavras que diria e em qual seria a primeira mensagem passada ao mundo. Essa atitude se diferencia do papa Francisco, que "falava de forma mais improvisada", pontuou o correspondente.
"Ele é mais alguém que quer se preparar antes de falar, mas o que ele diz tem um impacto muito forte", completou Lamb.
Homenagem a Francisco e visão semelhante
Durante o primeiro discurso para os fiéis católicos, Leão XIV disse que enxerga a Igreja como aquela que "constrói pontes" e dialoga. Além disso, o pontífice também prestou uma homenagem ao falecido papa Francisco, incentivando os fiéis a lembrarem o legado do seu antecessor.
“Guardemos em nossos ouvidos a voz débil do papa Francisco que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma deu sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa”, disse Leão XIV, se referindo ao dia do falecimento de Francisco, em 21 de abril.
“Permitam-me dar continuidade a essa bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá”, completou em italiano, dirigindo-se à multidão reunida no Vaticano.
