Líbano diz que explosões de pagers são "agressão criminosa israelense"

Militares de Israel disseram que não vão comentar o caso

Da CNN
Ambulâncias em Beirute, Líbano, enquanto as forças de segurança atuam após explosões de pagers
Ambulâncias em Beirute, Líbano, enquanto as forças de segurança atuam após explosões de pagers  • Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images
Compartilhar matéria

O governo libanês culpou Israel pelas explosões de pagers nesta terça-feira (17), classificando o suposto ataque como "agressão criminosa israelense".

O primeiro-ministro Najib Mikati afirmou em uma reunião de gabinete nesta terça que o caso "constitui uma violação grave da soberania libanesa e um crime para todos os padrões", de acordo com o canal de notícias estatal NNA.

Ao menos nove pessoas morreram e cerca de 2,8 mil ficaram feridas. O Hezbollah também culpou Israel pelo caso, mas os militares israelenses afirmaram que não vão comentar.

Ziad Makary, ministro da informação do Líbano, destacou em uma entrevista coletiva em Beirute que o governo do Líbano contatou a ONU e os países envolvidos "para responsabilizá-los por esse crime contínuo".

As autoridades pediram aos cidadãos que possuem pagers que os descartem e alertou os hospitais para que fiquem em “alerta máximo”.