Líder da União Europeia diz que continente enfrenta “guerra híbrida”

Ursula von der Leyen associou as recentes aparições de drones em aeroportos europeus a um possível conflito

Yiming Woo e Aaron McNicholas, da Reuters
Compartilhar matéria

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta quarta-feira (8) que os casos recentes com drones mostram que a Europa está enfrentando uma guerra híbrida e precisa ir além da defesa tradicional em resposta.

“Isso não é assédio aleatório”, afirmou von der Leyen em um discurso na sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França.

A presidente não disse que a Rússia era responsável por todos os casos, mas afirmou estar claro que o objetivo russo é “semear a divisão” na Europa.

Autoridades europeias já atribuíram alguns dos incidentes recentes a Moscou.

A Europa enfrenta uma escolha entre se esquivar e assistir à escalada das ameaças russas ou enfrentar as ameaças com unidade, dissuasão e determinação, afirmou von der Leyen.

As discussões europeias sobre o uso de ativos russos congelados para financiar compras de armas ucranianas, além de conversas sobre abater aviões russos que se percam no espaço aéreo europeu e planos de montar “um muro de drones” irritaram autoridades do governo russo, que têm dito repetidamente que não têm intenção de atacar nenhum estado-membro da Otan, apesar das alegações contrárias.