Líder Supremo do Irã diz que Israel iniciou uma guerra

Aiatolá Ali Khamenei afirmou que israelenses não sairão ilesos após ataques contra instalações nucleares

Da Reuters
Compartilhar matéria

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta sexta-feira (13) que Israel iniciou uma guerra e alertou que não será permitido realizar ataques contra seu país sem consequências graves.

"O regime sionista (Israel) não sairá ileso das consequências de seu crime. A nação iraniana deve ter a garantia de que nossa resposta não será mediana", pontuou Khamenei.

"A vida se tornará amarga para eles, sem dúvida. Não devem pensar que atacaram e acabou — não. Eles começaram isso e desencadearam uma guerra. Não permitiremos que saiam ilesos do grande crime que cometeram", advertiu.

Centenas de mísseis foram lançados, diz mídia estatal

Segundo a agência estatal IRNA, centenas de mísseis balísticos foram lançados contra Israel.

Entretanto, o Exército israelense afirmou que os iranianos dispararam menos de 100 mísseis e atingiram alguns locais.

Parte dos danos em Israel se deve aos destroços de interceptação, disse Effie Defrin, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, em um comunicado em vídeo.

Enquanto isso, a Guarda Revolucionária do Irã disse que realizou ataques contra dezenas de alvos.

De acordo com o grupo, os alvos incluem centros militares e base aéreas. A operação foi chamada "Promessa Verdadeira 3".

Netanyahu faz alerta após ataques

Após a ofensiva desta sexta-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se dirigiu diretamente ao povo iraniano em um vídeo divulgado.

Ele incentivou os civis a “levantarem-se e fazerem suas vozes serem ouvidas”, pontuando que a luta de Israel não é contra eles, mas contra o governo iraniano.

“Mais está a caminho. O regime [iraniano] não sabe o que os atingiu, nem o que irá atingi-los. Nunca esteve tão fraco”, alertou Netanyahu.

EUA ajudaram Israel a interceptar mísseis

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão ajudando a interceptar mísseis e drones iranianos lançados contra Israel nesta sexta-feira (13), informou uma autoridade americana à CNN.

Outros países na região também apoiaram as defesas aéreas israelenses, segundo uma fonte.