Líder Supremo do Irã é visto em evento em meio a relatos de problemas de saúde
Ali Khamenei foi visto participando de um evento em uma mesquita em Teerã neste sábado (18)
Um dia após circularem relatos sobre a deterioração da sua saúde, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi visto participando de um evento em uma mesquita em Teerã neste sábado (18), de acordo com fotos e um vídeo publicados nos sites do governo iraniano e na mídia estatal.
Uma foto mostrava o aiatolá Khamenei usando uma máscara e cumprimentando a multidão presente na cerimônia, que marcou o 40ºC dia após o martírio do Imam Hussein. Outras fotos o mostravam sentado em uma cadeira no lado direito da sala, segurando contas de oração e olhando para o imã fazendo o sermão.
Em um vídeo de 12 minutos, o aiatolá foi visto ouvindo e interagindo durante o evento, onde fiéis xiitas se reúnem para marcar o fim de um período de luto de 40 dias que comemora a morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé, no século VII.
Um vídeo na mídia estatal mostrou Khamenei se dirigindo à multidão no evento.
O New York Times disse na sexta-feira (16) que Khamenei cancelou todas as aparições públicas na semana passada depois de ficar “gravemente doente” e estava sob observação de uma equipe de médicos.
Citando quatro pessoas anônimas familiarizadas com sua situação de saúde, o Times informou que Khamenei está em repouso após passar por uma cirurgia na semana passada por obstrução intestinal.
As fotos postadas em vários meios de comunicação do Irã indicam que o aiatolá de 83 anos foi fisicamente capaz de aparecer em público no evento. O
aiatolá Khamenei tem sido o líder do Irã nas últimas três décadas e é um dos governantes mais antigos do Oriente Médio. Ainda não está claro quem pode suceder o líder, mas espera-se que, no caso de sua morte, a Assembleia de Peritos se reúna para discutir seu sucesso