COP27

Lula na COP27, Cúpula do G20 e mais de 15 de novembro

Um dos primeiros compromissos do presidente eleito será encontro bilateral com o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry

CNN Brasil
Entrada da COP27, no Egito.
Entrada da COP27, no Egito.  • Reuters
Compartilhar matéria

O início da agenda de compromissos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, no Egito, e o início da Cúpula do G20, na Indonésia, estão entre os destaques desta terça-feira (15).

Lula se encontra com enviado especial dos EUA na COP27

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se encontrar na tarde desta terça-feira (15) com o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.

Este será um dos mais importantes encontros bilaterais de Lula na COP27, que acontece em Sharm el-Sheik, no Egito.

O presidente eleito deverá reafirmar a Kerry a sua intenção de mudar radicalmente a agenda ambiental brasileira, dando especial atenção à proteção da floresta amazônica.

Lula chegou, nesta segunda-feira (14), a Sharm el-Sheik, no Egito. Pelo menos cinco governadores dos estados que compõem a região da Amazônia Legal vão entregar uma carta a Lula propondo uma aliança com o governo federal para a preservação da floresta. 

Cúpula do G20 começa nesta terça-feira (15) na Indonésia

Os representantes do Grupo dos 20 (G20) – composto pelas maiores economias do mundo– se encontram nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Bali, na Indonésia.

Essa será a primeira cúpula desde o início do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, em 24 de fevereiro. A expectativa é de que a guerra seja um dos principais tópicos das conversas entre os líderes mundiais.

Mesmo não fazendo parte do grupo, a Ucrânia foi convidada pela nação anfitriã a participar do encontro. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursará virtualmente no primeiro dia de cúpula.

Além da guerra, também é esperado que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, levante questões relacionadas à instabilidade econômica internacional e ao aumento do custo de vida, segundo informações do seu governo.

Outros tópicos que devem entrar em pauta são compromissos envolvendo o clima, insegurança alimentar no mundo e tensões sobre Taiwan, o Mar da China Meridional e a Coreia do Norte.

Mundo chega a 8 bilhões de habitantes com população idosa em crescimento

O planeta Terra atingirá nesta terça-feira (15) a marca de 8 bilhões de habitantes, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O mundo chega ao patamar com tendência de diminuição no ritmo de crescimento e expansão das populações idosas de diferentes nações. 

De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. 

Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade.

“Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar”, esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio. 

Xi Jinping completa dez anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês

O presidente Xi Jinping completa, nesta terça-feira (15), dez anos à frente do Partido Comunista Chinês (PCCh), como secretário-geral, após substituir Hu Jintao.

Em 23 de outubro, ele foi reconduzido para seu terceiro mandato para o cargo é o mais poderoso do país durante. Desde 1993, o presidente em exercício da legenda também é o presidente da China.

O detentor do cargo ainda é um dos sete membros da Comissão Permanente do Politburo, o órgão mais poderoso do PCCh, responsável por definir políticas e nomear autoridades do governo. O Politburo é composto por 25 pessoas, incluindo a Comissão Permanente.

Já em 2017, cinco anos após assumir o controle do PCCh, o secretário-geral rompeu com a tradição de indicar um sucessor ao Comitê Permanente. Por mais de duas décadas houve uma nova nomeação durante o congresso. Assim, sinalizou planos para manter um controle firme sobre todos os aspectos do que é considerado uma tríade de poder na China: controle sobre o partido, o Estado e os militares.

Seleção Brasileira faz nesta terça (15) o segundo treino para a Copa do Mundo

A Seleção Brasileira realiza nesta terça-feira (15) o segundo treino em Turim, na Itália, no CT da Juventus, em preparação para a Copa do Mundo do Catar.

A atividade está marcada às 15h pelo horário local (11h de Brasília). Na sequência, será realizada uma entrevista coletiva

Os atletas chegaram ao país na segunda-feira (14). Os jogadores do Paris Saint-Germain Neymar e Marquinhos perderam o primeiro treino por causa problemas no voo de Paris até Turim. Entretanto, já estão junto ao grupo e devem participar nesta terça.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Léo Lopes